Deputado garante duplicação da 163/364 entre Cuiabá e Rondonópolis
Um dos trechos mais perigosos da BR-163/364 – a extensão de pouco mais de 200 quilômetros entre Cuiabá e Rondonópolis está inteiramente licitado, após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit ter lançado, nesta sexta-feira (18), o edital de licitação para as obras de duplicação da estrada entre Jaciara e a Serra de São Vicente - 71,6 km.
Em comunicado enviado pela assessoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR), o parlamentar garante que a obra será realizada. Titular da Comissão de Viação e Transporte (CVT), Fagundes já requereu por diversas vezes a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos, bem como de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) para debater a duplicação da BR 163/364. Atingiu seu objetivo em meados de 2012, quando levou à Rondonópolis boa parte da classe política de MT.
Os editais dos trechos de Rondonópolis a Jaciara (60 km), da Serra de São Vicente a Cuiabá (42,4 km) também foram publicados pelo Governo Federal. Com isso, falta o governo licitar apenas o trecho entre Cuiabá e Rosário Oeste (108 km), para que a extensão total da duplicação da BR-163/364 - que é de 400 quilômetros, seja completada.
As obras de duplicação dos 45,4 km entre Rosário Oeste e o Posto Gil já estão em fase avançada. A obra do trecho da Serra de São Vicente já foi concluída. O Ministério dos Transportes, órgão ao qual o Dnit é subordinado, há muito tempo está nas mãos do Partido da República, o que acaba por facilitar o trâmite de ações de políticos ligados a siglas, como é o caso de Fagundes.
O superintendente do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, informou que a restauração da pista existente será executada. “Brasília confirmou que podemos contar com a reconstrução do pavimento e a construção de contornos rodoviários no Distrito de Santa Elvira, nos municípios de Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara e no Campus do Instituto Federal de MT, na Serra de São Vicente”.
A implantação de dois viadutos e de ruas laterais para separar o tráfego local de acesso aos bairros do tráfego de longa distância na região do Distrito Industrial em Cuiabá foi garantida pelo congressista.
Todo o trecho será contratado no Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC).
Comentários