Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Domingo - 09 de Abril de 2006 às 22:00

    Imprimir


Depois de um verão de inatividade, o SBT decidiu voltar à produção de teledramaturgia. E diferentemente das outras investidas em novelas, em que recorreu sempre a textos da mexicana Televisa, desta vez a emissora aposta na trama venezuelana Cristal. A versão original, de 1985, foi um fenômeno de audiência em todos os países hispânicos em que foi exibida na época ¿ no SBT, foi exibida em 1999. Na versão do SBT, no entanto, Cristal vai ganhar cenário e sotaque brasileiro, apesar de manter o nome e a trama originais.

A história vai continuar sendo sobre uma menina órfã e pobre que se torna uma modelo rica e famosa, mas descobre também as ilusões e as decepções do glamouroso mundo da moda. Só que as cores serão mais brasileiras ¿ ao contrário da prática recente da emissora, que costuma apenas refazer as tramas mexicanas com atores nacionais. Cenário, comportamentos e até a adaptação do texto terão como prioridade gerar uma identificação com espectador brasileiro. "Quero aproximar a história e os personagens da realidade brasileira. Vou mudar até o nome dos personagens", explica Herval Rossano.

Cristal marca ainda outras mudanças conceituais na forma do SBT fazer novelas. O SBT aposta também em tecnologia e novas contratações. Para isso, entregou a Herval Rossano a direção de teledramaturgia da emissora e comprou equipamentos digitais. "Nossos cuidados estão redobrados com a qualidade da novela, afinal, com esses recursos, problemas pequenos na maquiagem e acabamento de cenário podem ficar bem evidentes", explica Jacques Lagôa, que assina a direção de Cristal ao lado de Luis Antônio Pia. Esta será a primeira novela do SBT gravada com câmaras digitais. Para Mayara Magri, co-diretora da novela, esse investimento da emissora será determinante no sucesso da novela. "O SBT está dispondo dos melhores equipamentos. Por isso, nós achamos que tem tudo para ser um grande sucesso", torce.

A princípio, o início da trama estava previsto para a segunda quinzena de março, no lugar da mexicana Mariana da Noite. Mas a chegada de Herval Rossano fez a direção da emissora optar por interromper os trabalhos ¿ os primeiros capítulos já estavam gravados ¿ e recomeçar tudo. "Cada um tem seu próprio jeito de trabalhar. Eu decidi fazer esse projeto da minha maneira", explica Herval. Além da alteração na data de estréia da trama - que ainda não foi definida - o diretor decidiu mudar praticamente todo o elenco, criar novos personagens e diminuir a novela dos 246 capítulos originais para 167. "O brasileiro não está acostumado com novelas tão longas. E uma história mais curta tem mais agilidade", argumenta.

As mudanças atingiram todos os setores da produção. Foram desde a troca de personagens, até o remanejamento, a saída e contratação de atores. Dos recém-contratados da emissora estão Dado Dolabella, Jonas Mello, Cláudio Cury, Cláudio Müller e Vitor Wagner ¿ que já trabalhou com Jacques Lagôa na novela Mandacaru, de 1997, da extinta TV Manchete.

Bianca Castanho será a protagonista que dá nome a trama. Ela, que foi a atriz principal na novela Esmeralda, de 2004, e participou de Canavial de Paixões, de 2003, não esconde a empolgação por protagonizar a segunda novela no SBT. "A Cristal vai ser mais uma mocinha sofredora e já sei que vou chorar muito", diverte-se, fazendo referência às suas últimas personagens, Clara e Esmeralda. "Estou achando hilário viver uma modelo com 1,63m de altura. Ainda bem que a televisão engana", brinca a atriz, que teve de emagrecer e escurecer os cabelos.

O ator Dado Dolabella fará o protagonista, Luís Alfredo. O personagem será um jovem mulherengo que vai formar um triângulo amoroso com Cristal e Márion, interpretada pela atriz Karlla Tenório. Também estão confirmados Giuseppe Oristânio, Vera Gimenez e Aldine Muller.

Para fazer a adaptação do texto, que anteriormente estava sendo apenas traduzido, Herval Rossano conta com a parceria de Ana Maria Nunes, com quem já trabalhou em Escrava Isaura, na Record. Ela também é a responsável pela adaptação e criação de novos personagens. A nova fase das gravações começam dia 10 de abril, na cidade de São Luís do Paraitinga, interior de São Paulo.




Fonte: TV press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306970/visualizar/