Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 09 de Abril de 2006 às 10:25

    Imprimir


O Irã disse hoje que não tem pressa em fixar uma data para o início do diálogo com os Estados Unidos sobre o Iraque, proposto mês passado por dirigentes políticos xiitas iraquianos.

O anúncio foi feito hoje pelo porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hamid-Reza Asefi, um dia depois de o regime de Teerã informar que adiou as conversas com Washington.

"Ainda não foi marcada uma data para o diálogo. As conversas (sobre o Iraque) requerem preparativos que, até agora, não foram feitos", disse Asefi, que acrescentou que, "quando todos estes temas forem finalizados, serão anunciados com transparência".

O porta-voz lembrou que as autoridades americanas pediram várias vezes a abertura de um dialogo com o Irã.

"Porém, pelos antecedentes de Washington (em relação a Teerã), nós tínhamos rejeitado", disse.

Segundo Asefi, "apesar da desconfiança e da cautela com que o Irã trata os EUA, Teerã aceitou discutir a retirada dos ocupantes (americanos) do Iraque e a melhoria da conduta de Washington nesse país".

"O tema das negociações com os EUA não tem nada a ver com a formação do futuro Governo no Iraque, já que isto é um assunto dos iraquianos", garantiu Asefi.

"A República Islâmica do Irã está pessimista e preocupada com estas negociações. No entanto, pelo bem do povo do Iraque e da região, respondeu de forma positiva", ressaltou o porta-voz.

Caso Irã e EUA iniciem o dialogo, será a primeira conversa entre os dois país desde 1981, quando romperam relações diplomáticas após a crise gerada pela tomada de reféns na embaixada americana em Teerã.

Os laços entre os dois países começaram a se deteriorar a partir de 1979, quando uma revolução liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini derrubou o regime monárquico do xá Mohammed Reza Pahlevi, pró-americano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306996/visualizar/