Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 09 de Abril de 2006 às 08:49

    Imprimir


O dia começou cedo para autoridades públicas que acompanharam a programação oficial do aniversário de Cuiabá - 287 anos. Às 5h30, uma alvorada festiva abriu a comemoração, seguida de uma missa na Catedral às 6h30. Poucas pessoas se dispuseram a ir assistir ao desfile cívico-militar, que começou às 9h, na avenida Getúlio Vargas, em que as fanfarras das escolas se apresentaram. Após a parada, o prefeito Wilson Santos desceu do palanque, junto com o ex-governador José Fragelli, que esteve na solenidade como convidado especial, e caminhou em direção a um grupo de manifestantes do Comitê de Luta pelo Transporte Público (CLTP). Eles pediram ao prefeito que cancele já o decreto que autorizou o reajuste do passe de R$ 1,60 para R$ 1,85 em março e uma confirmação de que vai participar do debate sobre o assunto dia 20.

"Cancela o decreto, prefeito", cobrou um dos manifestantes. Wilson Santos retrucou pedindo a ele que o ajude a encabeçar uma campanha nacional contra a corrupção. "Mas é claro", concordou o manifestante. "Vamos começar combatendo a corrupção no transporte urbano de Cuiabá", propôs. Sobre o debate do dia 20, o prefeito disse: "Se eu não estiver viajando, eu vou". E saiu vaiado.

Fazendo aniversário junto com Cuiabá, a bailarina Andressa Cristina, 15, que desfilou na fanfarra da Escola Estadual Liceu Cuiabano - campeão estadual na modalidade - perguntada sobre que presente gostaria de ganhar da cidade, ela respondeu justamente: transporte de qualidade. "Só pego ônibus lotado, perco aula direto por causa de atrasos da minha linha".

Durante o desfile, um momento de empolgação. A platéia vibrou com os saltos ornamentais de Jhonny Almeida, 20, ginasta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que esteve à frente da Escola Estadual Padre João Panaroto, no CPA. Afrodescendente, corpo atlético, sorridente, conta que nasceu em Várzea Grande, mas sempre morou na Capital. Atualmente vive com os pais no bairro 1º de março e diz amar a cidade, porque tem "ótima convivência com os amigos".

Para o prefeito Wilson Santos, é exatamente o povo daqui a riqueza maior da Capital. "Cuiabá tem belos casarões, lindas igrejas, 2 rios fantásticos, mas é o povo o que há de melhor aqui". Wilson Santos é de Dracena, interior de São Paulo, e veio com a família para Cuiabá quando tinha 3 anos. "Meu pai era agrimensor, media terras, acabou gostando e ficou por aqui. O prefeito, que tem 3 filhos, sendo 2 ainda crianças, perguntado sobre o que espera fazer em sua administração para deixar de herança para eles, diz que "uma cidade menos violenta, que preserve o meio ambiente e ofereça melhor qualidade de vida". Segundo ele, no aniversário de 300 anos, as manchetes dos jornais bem que poderiam ser um convite à população para um banho nas águas límpidas rio Cuiabá.




Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307015/visualizar/