Repórter News - reporternews.com.br
Dnit gastará R$126 mi em obras em MT
O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit), Mauro Barbosa, autorizou ontem em Cuiabá a abertura de licitação para obras nas BR-163 (trecho entre o Trevo do Lagarto e Jangada) e BR-070 (Barra do Barças a São Vicente).
Também foi assinada a contratação de um estudo para avaliar a viabilidade da duplicação da BR-364 no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá.
Na BR-163, o edital de licitação prevê a recuperação da pista e construção da terceira faixa nos 68 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada. Para isso, o Dnit investirá R$ 40 milhões.
De acordo com Mauro Barbosa, o prazo para finalização das obras é de 24 meses, mas normalmente os serviços principais nas pistas são finalizados entre sete a oito meses, e o restante do tempo do prazo é usado para obras complementares nas pistas. “Já na restauração da BR-070 o DNIT investirá R$ 48 milhões”, disse Mauro Barbosa.
O diretor do Dnit passará o final de semana em Mato Grosso fiscalizando as obras emergenciais de tapa-buracos liberadas em fevereiro pelo Governo Federal e outros serviços do órgão nas estradas federais no Estado. Mauro Barbosa contou que as obras de tapa-buraco em Mato Grosso, nas quais o Governo Federal investiu R$ 30 milhões, estão 70% prontas e deverão durar mais três meses.
O deputado Wellington Fagundes acompanhará o diretor do órgão nas viagens pelo interior do Estado.
O diretor anunciou o investimento de R$ 22 milhões nas obras de Guarantã do Norte até a divisa de Mato Grosso com o Pará. Segundo Mauro Barbosa, a demora na construção da BR-163 ocorre porque o setor de transportes é um setor que precisa de recursos e a Contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico - CIDE -(imposto inserido na venda de gasolina) começou efetivamente o processo de regularização nos últimos três anos.
O diretor explicou que a CIDE gera por ano oito bilhões de reais. Desses, cerca de três milhões são encaminhados para os governos estaduais e o restantes fica para o DNIT investir na recuperação e construção das estradas em todo o Brasil.
Mauro Barbosa terá uma reunião com o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, para discutir a situação urbana da BR-163 no município. “O prefeito esteve em Brasília para conversar sobre os problemas da BR-163 dentro do município e resolvemos ir até lá para encontrar soluções”, disse Mauro Barbosa.
Outra ação do DNIT prevista para Mato Grosso é a sinalização de todas as estradas federais, com investimentos de R$ 16 milhões. Há seis estradas federais em Mato Grosso: BR-070, BR-174, BR-158, BR-364, BR-242 e BR-163.
Também foi assinada a contratação de um estudo para avaliar a viabilidade da duplicação da BR-364 no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá.
Na BR-163, o edital de licitação prevê a recuperação da pista e construção da terceira faixa nos 68 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada. Para isso, o Dnit investirá R$ 40 milhões.
De acordo com Mauro Barbosa, o prazo para finalização das obras é de 24 meses, mas normalmente os serviços principais nas pistas são finalizados entre sete a oito meses, e o restante do tempo do prazo é usado para obras complementares nas pistas. “Já na restauração da BR-070 o DNIT investirá R$ 48 milhões”, disse Mauro Barbosa.
O diretor do Dnit passará o final de semana em Mato Grosso fiscalizando as obras emergenciais de tapa-buracos liberadas em fevereiro pelo Governo Federal e outros serviços do órgão nas estradas federais no Estado. Mauro Barbosa contou que as obras de tapa-buraco em Mato Grosso, nas quais o Governo Federal investiu R$ 30 milhões, estão 70% prontas e deverão durar mais três meses.
O deputado Wellington Fagundes acompanhará o diretor do órgão nas viagens pelo interior do Estado.
O diretor anunciou o investimento de R$ 22 milhões nas obras de Guarantã do Norte até a divisa de Mato Grosso com o Pará. Segundo Mauro Barbosa, a demora na construção da BR-163 ocorre porque o setor de transportes é um setor que precisa de recursos e a Contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico - CIDE -(imposto inserido na venda de gasolina) começou efetivamente o processo de regularização nos últimos três anos.
O diretor explicou que a CIDE gera por ano oito bilhões de reais. Desses, cerca de três milhões são encaminhados para os governos estaduais e o restantes fica para o DNIT investir na recuperação e construção das estradas em todo o Brasil.
Mauro Barbosa terá uma reunião com o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, para discutir a situação urbana da BR-163 no município. “O prefeito esteve em Brasília para conversar sobre os problemas da BR-163 dentro do município e resolvemos ir até lá para encontrar soluções”, disse Mauro Barbosa.
Outra ação do DNIT prevista para Mato Grosso é a sinalização de todas as estradas federais, com investimentos de R$ 16 milhões. Há seis estradas federais em Mato Grosso: BR-070, BR-174, BR-158, BR-364, BR-242 e BR-163.
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307184/visualizar/
Comentários