Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Abril de 2006 às 08:42

    Imprimir


Há cinco anos na Capital, o estudante de agronomia Douglas Coradini, de 23 anos, escolheu morar de aluguel para não precisar se comprometer com dívidas de casa própria e se estabelecer enquanto não terminar a faculdade. Douglas mora no Pico do Amor, bairro onde o último censo do IBGE apontou o maior número de pessoas que moram em domicílios alugados de Cuiabá: 40,41%.

O estudante mora em um condomínio onde há 30 pequenos apartamentos, conhecidos por quitinetes, todos alugados. “Escolhi morar no Pico do Amor porque é um bairro próximo à faculdade e do centro de Cuiabá. Como um estudante, preferi terminar a faculdade para decidir onde comprar moradia própria para me estabelecer”, conta Douglas.

O presidente o bairro, Avelino Soares Franco, diz que o exemplo do estudante reflete uma transformação que o bairro passa nos últimos anos, das casas residenciais para quitinetes ou apartamentos que são alugados para estudantes ou moradores que não decidiram ainda onde se estabelecerão. Avelino mora com a família no Pico do Amor desde 1975.

Para Avelino, os números do IBGE se referem a essas moradias e não às casas residenciais, porque o bairro é antigo e a maioria dos moradores são os donos do imóvel. “Esse é um bairro de moradores antigos, mas que chama a atenção de novos moradores pelas facilidades”, avalia.

Moradora de Cuiabá há nove anos, a costureira Bernadete Bruno, de 50, é uma das que preferiram alugar uma casa. Somente agora, depois de quase uma década, a família começou a negociar a compra da casa onde mora. Bernadete concorda que poucas casas são por aluguel no bairro, onde a maioria dos moradores são da “cuiabania”. Para Bernadete, os números do IBGE também mostram os moradores dos prédios e das quitinetes.

O professor José Afonso Portocarrero explica que as quitinetes apontam uma transformação na região do Coxipó, demonstrada nos números do IBGE, por causa das faculdades que se instalaram nas proximidades e por Cuiabá e Várzea Grande terem se tornado referência em educação superior para toda a região Centro-Oste. “Com as faculdades, surgiram as quitinetes, que é uma opção viável para os estudantes”. (AC)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307185/visualizar/