Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Ferrovias vai definir sócios ainda este mês
Os novos sócios da Brasil Ferrovias serão conhecidos este mês. O presidente da holding Brasil Ferrovias, Elias Nigri, afirmou que até o fim de abril será definido o nome da empresa que vai adquirir as ações dos fundos de pensão, Funcef e Previ. Segundo ele, o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, que comanda o processo, afirmou, durante uma audiência com o governador Blairo Maggi, que a venda dos papéis estará concluída em abril. "Nós saberemos então quem será o eleito para se casar com a Brasil Ferrovias", disse Nigri, na edição de hoje da Gazeta Mercantil.
As propostas foram entregues para avaliação no último dia 22 de março. O processo de venda foi dividido em bitola larga (Nova Brasil Ferrovias) e bitola métrica (Novoeste Brasil). Para o trecho da Nova Brasil Ferrovias quatro empresas se mostraram interessadas, entre elas a concessionária ferroviária América Latina Logística (ALL).
Três grupos disputam malha da holding, que reestruturada, deverá ter lucro em 2007. Entretanto, segundo informações do mercado, somente a ALL apresentou efetivamente uma proposta para compra.
O consultor para ferrovias e diretor-geral da WV Logistics, José Luís Vidal, acredita que o grande problema é a formação de mais um monopólio nos corredores ferroviários para exportação. Segundo ele, se a ALL se tornar realmente sócia da Brasil Ferrovias, ela deterá grande parte do transporte de produtos agrícolas no Brasil. "Já existe monopólio no transporte de minério de ferro. Se a venda acontecer teremos também esse problema no complexo soja".
Traçado
Esta semana em visita a Mato Grosso, o diretor do conselho deliberativo da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda, garantiu que Cuiabá estará no traçado da Ferronorte. “Se vendermos a empresa, vamos discutir uma forma de garantir isso (a passagem da ferrovia por Cuiabá) no acordo”, garantiu.
Lacerda e o presidente da empresa, Elias Nigri, se comprometeram a, num prazo de 15 dias, dar uma resposta ao governo de Mato Grosso e ao Fórum Estadual Pró-rodovia sobre o cronograma do estudo técnico do traçado e o requerido estudo de licenciamento ambiental dos trilhos da Ferronorte no trecho do distrito de Mineirinhos, em Rondonópolis, até a Capital. Os trilhos da ferrovia estão em Alto Araguaia a cerca de 400 Km de Cuiabá.
As propostas foram entregues para avaliação no último dia 22 de março. O processo de venda foi dividido em bitola larga (Nova Brasil Ferrovias) e bitola métrica (Novoeste Brasil). Para o trecho da Nova Brasil Ferrovias quatro empresas se mostraram interessadas, entre elas a concessionária ferroviária América Latina Logística (ALL).
Três grupos disputam malha da holding, que reestruturada, deverá ter lucro em 2007. Entretanto, segundo informações do mercado, somente a ALL apresentou efetivamente uma proposta para compra.
O consultor para ferrovias e diretor-geral da WV Logistics, José Luís Vidal, acredita que o grande problema é a formação de mais um monopólio nos corredores ferroviários para exportação. Segundo ele, se a ALL se tornar realmente sócia da Brasil Ferrovias, ela deterá grande parte do transporte de produtos agrícolas no Brasil. "Já existe monopólio no transporte de minério de ferro. Se a venda acontecer teremos também esse problema no complexo soja".
Traçado
Esta semana em visita a Mato Grosso, o diretor do conselho deliberativo da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda, garantiu que Cuiabá estará no traçado da Ferronorte. “Se vendermos a empresa, vamos discutir uma forma de garantir isso (a passagem da ferrovia por Cuiabá) no acordo”, garantiu.
Lacerda e o presidente da empresa, Elias Nigri, se comprometeram a, num prazo de 15 dias, dar uma resposta ao governo de Mato Grosso e ao Fórum Estadual Pró-rodovia sobre o cronograma do estudo técnico do traçado e o requerido estudo de licenciamento ambiental dos trilhos da Ferronorte no trecho do distrito de Mineirinhos, em Rondonópolis, até a Capital. Os trilhos da ferrovia estão em Alto Araguaia a cerca de 400 Km de Cuiabá.
Fonte:
midia news
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307353/visualizar/
Comentários