Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Abril de 2006 às 09:57

    Imprimir


Imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) já estão disponíveis gratuitamente para os países da América do Sul localizados na área de abrangência da Estação de Recepção de Cuiabá, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A abertura do Catálogo de Imagens CBERS sem restrições e sem custo para países vizinhos ao Brasil e à China foi decidida na última reunião do Comitê Conjunto do Programa CBERS, realizada em março em Pequim.

A ampliação da distribuição de imagens beneficiará os seguintes países: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, Peru e Venezuela.

Para ter acesso às imagens, antes restritas ao território nacional, o usuário deve acessar o catálogo pelo site http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ e preencher um formulário com informações de latitude e longitude da área de interesse. As imagens solicitadas são enviadas em poucos minutos, também pela internet.

O Brasil é o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política de distribuição gratuita implantada em junho de 2004. Até março deste ano, haviam sido distribuídas 190 mil imagens a usuários em território brasileiro. Mais de 1.500 instituições, entre órgãos públicos, universidades, centros de pesquisas e ONGs, além da iniciativa privada, utilizam as imagens do satélite sino-brasileiro.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307378/visualizar/