Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 06 de Abril de 2006 às 15:29
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O ciclo de palestras e práticas de campo da Jornada Técnica da Pecuária prosseguem nesta segunda-feira (10.04), em Poxoréu (251 km ao Sul de Cuiabá), a partir das 14 horas, na Escola Estadual Padre César Albzet. No município, o evento do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras e sindicatos rurais, ocorre até quarta-feira (12.04), com programação nos três períodos do dia.

A proposta do Governo é levar informações sobre comercialização, alimentação, manejo, melhoramento genético, sanidade e custos na pecuária. As palestras estão sendo proferidas pelo coordenador do projeto, o médico veterinário Zeno Antônio Albert, sob a coordenação de técnicos do Programa de Melhoramento da Pecuária (Promepe), da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Em Poxoréu, Município que tem um rebanho de 300.973 cabeças de gado, distribuídas entre 1.228 pecuaristas, um dos temas que serão abordados por Zeno será a qualidade da carne bovina. “A carne bovina é sem dúvida alguma a que apresenta o melhor sabor, podendo ser consumida diariamente. O grande problema é que não oferecemos um padrão constante de qualidade aos nossos consumidores”, explica Zeno em apostila do curso que será distribuída no final do evento para os participantes.

Conforme o especialista em pecuária de corte, entre as inúmeras qualidades que uma carne deve apresentar a primeira é a maciez, que tem uma relação direta com a idade de abate. “Já conseguimos nos últimos dez anos reduzir em muito este índice zootécnico, mas temos um longo caminho a percorrer, devendo ter como meta, abater os nossos animais com no máximo dois anos de idade”, atesta Zeno.

Programação

A próxima etapa da jornada vai ocorrer a partir do dia 20 de abril, nos Municípios de Guiratinga, Itiquira e Rondonópolis.

O evento, que visa melhorar a qualidade e a produtividade do rebanho mato-grossense, já ocorreu em Cáceres, Araputanga, Jaciara, Paranatinga e Primavera do Leste. Centenas de profissionais da área da pecuária – produtores e funcionários de fazenda participaram da jornada.

Em todas as localidades, a organização da jornada tem apoio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), além da participação da Federação dos Agricultores do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa). Mais informações: (065) 3613-6218 ou no site www.seder.mt.gov.br.





Fonte: AssessoriaSeder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307554/visualizar/