Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Abril de 2006 às 08:14
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O Governo irá oferecer Serviço de Referência Estadual de Baixa Visão para pessoas portadores de deficiência visual. Para implementar esse atendimento, as Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Educação (Seduc) estão realizando o curso “Baixa Visão: Habilitação e Reabilitação – Aspectos Médicos e Educacionais”.

O curso vai de 05 a 11 de abril, na Escola de Saúde Pública Agrícola Paes de Barros, em Cuiabá, e qualificará cerca de 30 profissionais da Saúde e da Educação. “Após a conclusão dos trabalhos de capacitação abriremos o serviço de Referencia de Baixa Visão, que passará a funcionar no Centro de Referencia em Média e Alta Complexidade (Cermac)”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Antônio Augusto de Carvalho, que fez a abertura do encontro acompanhado da secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

Com o curso os professores aprenderão a fazer um diagnóstico nos alunos com Baixa Visão e encaminhamento aos profissionais da Saúde. Além de atender os estudantes com problemas de visão a ação irá beneficiar toda a população do Estado. “Esse serviço possibilitará atendimento para os usuários do SUS em geral. Com isso, o Estado pretende dar melhor qualidade de vida ao cidadão”, declarou Maria Conceição Villa, diretora do Cermac.

O problema de baixa visão interfere na produtividade e o desempenho dos alunos. O trabalho interdisciplinar entre a Saúde e a Educação, nesta ação social que prevê a organização dos serviços bem como os resultados finais da inclusão social na escola, o que proporcionará a diminuição da evasão escolar.

Para a secretária de Educação, parceria com a SES é importante porque vai facilitar a obtenção de conhecimento para diminuir ou eliminar o número de crianças com baixa visão na rede educacional de Mato Grosso. “A rede estadual de Educação atende cerca de 600 crianças com essa deficiência. E trabalhamos, oferecendo cursos como este, com o intuito de que eles consigam completar os cursos regulares de escolarização oferecidos pelo Estado”.

Parcerias

Para realizar este curso a Secretarias de Estado contam com o apoio profissional disponibilizado pelo Ministério da Saúde, além da contribuição efetiva da CBM - Missão Cristã Para os Cegos e da Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual que apóiam logisticamente o evento com cessão de recursos e técnicos especializados.

Profissionais de Saúde e de Educação do Tocantins, Amazonas, Pará e Mato Grosso do Sul compareceram ao curso, como observadores, para futura implementação do mesmo serviço em seus Estados de origem.

O professor da Universidade de São Paulo (USP) e representante da Sociedade Brasileira de Baixa Visão, Wilson Sampaio, um dos mestres do curso, explicou que essa capacitação é parte do esforço desenvolvido pelo Governo Federal para diminuição do problema de baixa visão no país, que recebeu o nome de Programa 20/20. “O nome deriva do fato de que estudos do Governo Federal informam que, se nenhum esforço for realizado para amenizar o problema de baixa visão entre os estudantes, até o ano 2020 o número de alunos com esse problema terá dobrado. E o interesse não é apenas nacional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem cerca de 180 milhões de crianças com esse problema, no mundo todo”, informou.

Para diminuir essa ameaça, segundo o professor da USP, é que o Ministério da Saúde adotou a meta de, até 2020, reduzir a cegueira evitável aos níveis mais baixos possíveis. “O curso que ora vamos ministrar aos profissionais de Saúde e da Educação do Estado, é a primeira fase desse esforço, que tinha prazo de instalação entre 2005 e 2006. Mato Grosso está de parabéns por ter começado a cumprir esse calendário”, elogiou.

Além de Marcos Wilson Sampaio estarão ministrando as aulas, durante o curso, os professores Maria Aparecida Haddad, presidente da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, Maria Elizabete Gasparetto, professora da Unicamp.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307668/visualizar/