A chuva intensa que caiu durante todo o dia de domingo (20) causou alguns estragos para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. Na grande Cuiabá choveu por quase cinco horas ininterruptas, e os resultados foram alguns problemas no centro da capital, como em um trecho da rua Campo Grande que foi interditado porque parte da parede de um casarão desabou.
De acordo com o engenheiro da defesa civil Oscar Amélio dos Santos, provavelmente a calha entupiu e a água entrou na estrutura. “Nós estamos aqui agora verificando que mesmo com essa garoa ainda continua descendo o adobe da calha, caso volte a chover a tendência é que a parte de frente desse casarão caia”, comentou.
Ainda em Cuiabá os córregos estavam cheios, mas não houve registro de transbordamento. A defesa civil também foi chamada por moradores do bairro Jardim Vitória, que orientou que uma casa, que tinha risco de desabamento, fosse desocupada.
A garçonete Aparecida Moraes, é vizinha da residência que está em risco, mas ela também estava preocupada com o que poderia acontecer com a sua casa. “Não tem como meu vizinho morar mais na casa dele. E na minha o muro já está caindo”, lamentou.
Já em Várzea Grande, o transtorno foi no Bairro 24 de dezembro, onde duas ruas ficaram completamente alagadas e várias casas tiveram os quintais invadidos pela água. A casa de Rosilei Márcia por exemplo, fica em um dos pontos mais altos da rua, porém, a água ultrapassou o muro de contensão.
“Eu moro aqui já tem 18 anos, mais esta foi uma das piores chuvas que já passei aqui. Com esta chuva perdi, minha estante e meu guarda roupa”, disse. Rosilei ainda comentou que sua vontade é fazer as malas. “Já estou querendo vender minha casa, acho que é melhor viver de aluguel nesse momento, do que passar por essa situação e perder tudo, porque depois para conseguir recuperar não é fácil não”, falou.
De acordo com os moradores, o problema de alagamentos no bairro ocorre por falta da drenagem nas ruas. A defesa municipal também disse que existem tubulações entupidas por causa de lixo.
A Defesa Civil de Várzea Grande informou que vai solicitar para a secretaria de infraestrutura que iniciem um trabalho de limpeza e drenagem nos locais mais atingidos pela chuva.
Comentários