Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 16:15
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) entrou nesta quarta-feira (05) em uma nova fase de funcionamento com a inauguração feita pelo governador Blairo Maggi e diversas autoridades do Estado, de três novos sistemas: o Localizador Automático de Viaturas (AVL), os consoles digitais de rádio e o sistema de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM).

"Esses novos sistemas representam um grande avanço tecnológico. Estamos agregando novas ferramentas à segurança pública”, destaca o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira. De acordo com o secretário,os três sistemas gerarão indicadores confiáveis e georeferenciados, que darão à Segurança Pública um suporte para um planejamento mais eficiente .

Na prática, juntos, os três sistemas irão agilizar, integrar e otimizar ainda mais os atendimentos das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação (Politec) por meio dos telefones de emergência (190 – Polícia Militar; 193 – Corpo de Bombeiros; 197 – Polícia Civil e 194 – Trânsito), resultando em um tempo menor e um atendimento mais eficiente das ocorrências.

Com o Localizador Automático de Viaturas (AVL), será possível saber, em tempo real, onde estão as oitenta viaturas que trabalham em Cuiabá e Várzea Grande, permitindo que o despachador (que atende o chamado de ocorrência dentro do CIOSP) possa localizar automaticamente a viatura policial (tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiro) mais próxima da ocorrência.

O localizador também permite que o sistema de segurança pública saiba quais as rotas que as viaturas estão fazendo para a realização das rondas, além da quilometragem e da velocidade de cada uma, o que resultará em um melhor planejamento das ações de prevenção. Nesta primeira etapa, foram instalados localizadores em 80 viaturas, sendo 50 da PM, 15 da Polícia Civil e 15 do Corpo de Bombeiros.

Os consoles digitais também são uma ferramenta que resultará em maior agilidade no atendimento. Através de três monitores, cada atendente poderá a partir do chamado da população (ocorrência), terá acesso a um sistema de mapeamento da cidade - hoje está mapeada rua a rua - dando maior precisão ao atendimento e à localização das viaturas próximas, através de um sistema 100% digital.

Através do novo sistema também é possível fazer consultas de veículos (Renavam), antecedentes criminais, se existem mandados de prisão, entre outras consultas on line, que poderão ser feitas através dos consoles digitais.

O governador Blairo Maggi e o secretário Célio Wilson de Oliveira também inaguraram oficialmente o projeto de Vigilância Eletrônica Monitorada. O VEM já está em funcionamento há um mês, através do monitoramento de locais estratégicos, onde há grande movimentação de pedestres e veículos, e uma maior incidência de crimes, através de um monitoramento 24 horas feito hoje por sete câmeras instaladas no centro de Cuiabá. Até o final do projeto, estão previstas a instalação de mais 33 câmeras. Outros municípios que adotaram o sistema de vigilância eletrônica conseguiram reduzir em até 60% as ocorrências criminais de pequeno potencial ofensivo.

CIOSP

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública completou, no último dia 30 dois anos de funcionamento. Período em que foram registrados quase dois milhões de atendimentos. O CIOSP é responsável pelos atendimentos de emergência via telefone e emprega uma das tecnologias mais modernas do país.

“Essa segunda fase demonstra que o Governo do Estado está empenhado em ter uma segurança pública eficiente e inteligente, que, através do uso das mais modernas tecnologias, consegue um atendimento mais eficiente à população”, afirma o governador Blairo Maggi.

Nesta segunda etapa do CIOSP foram investidos cerca de R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Governo do Estado.





Fonte: Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307771/visualizar/