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Ferronorte: Estudos saem em 15 dias
O Conselho de Administração da Brasil Ferrovias (BF), holding que controla a Ferronorte, deverá apresentar dentro de 15 dias o cronograma detalhado do anteprojeto do traçado entre Cuiabá e Rondonópolis, e ainda o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental, da obra, o EIA/Rima. A construção da obra tem um custo estimado em cerca de R$ 500 milhões apenas neste trecho de 210 quilômetros entre as duas cidades. Só para a realização do EIA/Rima são necessários investimentos de R$ 2 milhões.
A decisão foi anunciada ontem em Cuiabá pelo presidente do Conselho de Administração da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda, após reunião de três horas com o governador Blairo Maggi e representantes do Fórum Pró-Ferrovia e da sociedade organizada.
Minutos antes do pronunciamento de Guilherme Lacerda, o governador Blairo Maggi havia dado um ultimato de duas semanas para que o Conselho da Brasil Ferrovias defina o traçado por onde os trilhos vão passar antes de chegar a Cuiabá. “Antes do EIA/Rima, é preciso saber de que forma esta ferrovia prosseguirá seus trilhos até chegar à nossa Capital. É isso que precisamos saber antes de entrar em outros detalhes da obra”, disse o governador.
O coordenador do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, defende a implantação do traçado original, que prevê a ligação ferroviária entre Cuiabá e Rondonópolis, passando por Santo Antônio de Leverger. “A ferrovia é vital para o desenvolvimento futuro da nossa região e este traçado é o melhor para Cuiabá”. Vuolo considerou o resultado da reunião de ontem com os representantes da Ferronorte “uma conquista do Fórum Pró-Ferrovia e de toda a sociedade mato-grossense”.
SONHO - O presidente do Conselho de Administração da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda, disse que a construção da ferrovia até Cuiabá é um sonho não só dos mato-grossenses, “mas também do presidente Lula. Por isso, estamos dispostos a ir às últimas conseqüências para estendermos os trilhos até à Capital do Estado”, garante.
Ele afirmou que o “compromisso assumido pessoalmente” por ele será levado à próxima reunião do Conselho de Administração, a ser realizada no dia 26 deste mês.
“Vamos formalizar de imediato para o Conselho da Brasil Ferrovias que inclua imediatamente no plano de negócios da empresa este compromisso que estamos acabando de firmar com a sociedade mato-grossense”, sublinha.
“Gostaria que a data de hoje (quatro de abril) ficasse gravada na memória dos cuiabanos. Saímos hoje daqui com um compromisso e vamos levá-lo até o fim. Somos favoráveis à retomada imediata das obras e vamos dar uma resposta positiva para Mato Grosso. Esta ferrovia deixará de ser um sonho para tornar-se uma realidade”, discursou na reunião de ontem o presidente da BF.
Lacerda disse não compreender a ferrovia sem passar por Cuiabá. “O nosso compromisso é de que os trilhos cheguem a Cuiabá e, a partir daí, sigam o seu trajeto para Porto Velho (RO) e Santarém (PA) e cumpram o seu grande objetivo, que é o de promover a ocupação e integração da região amazônica com a região Centro-Sul do país”. OUTROS PROJETOS - As holdings Brasil Ferrovias S.A. e a Novoeste Brasil S.A. vão investir nos próximos cinco anos R$ 1,34 bilhão em recuperação de malha ferroviária das duas concessões, aquisição, reforma e revitalização de locomotivas e vagões, tecnologia, infra-estrutura, material rodante, custos permanentes e expansão de terminais. A Brasil Ferrovias, com a concessão da Ferronorte S.A., aplicará, até 2010, R$ 953 milhões.
A decisão foi anunciada ontem em Cuiabá pelo presidente do Conselho de Administração da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda, após reunião de três horas com o governador Blairo Maggi e representantes do Fórum Pró-Ferrovia e da sociedade organizada.
Minutos antes do pronunciamento de Guilherme Lacerda, o governador Blairo Maggi havia dado um ultimato de duas semanas para que o Conselho da Brasil Ferrovias defina o traçado por onde os trilhos vão passar antes de chegar a Cuiabá. “Antes do EIA/Rima, é preciso saber de que forma esta ferrovia prosseguirá seus trilhos até chegar à nossa Capital. É isso que precisamos saber antes de entrar em outros detalhes da obra”, disse o governador.
O coordenador do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, defende a implantação do traçado original, que prevê a ligação ferroviária entre Cuiabá e Rondonópolis, passando por Santo Antônio de Leverger. “A ferrovia é vital para o desenvolvimento futuro da nossa região e este traçado é o melhor para Cuiabá”. Vuolo considerou o resultado da reunião de ontem com os representantes da Ferronorte “uma conquista do Fórum Pró-Ferrovia e de toda a sociedade mato-grossense”.
SONHO - O presidente do Conselho de Administração da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda, disse que a construção da ferrovia até Cuiabá é um sonho não só dos mato-grossenses, “mas também do presidente Lula. Por isso, estamos dispostos a ir às últimas conseqüências para estendermos os trilhos até à Capital do Estado”, garante.
Ele afirmou que o “compromisso assumido pessoalmente” por ele será levado à próxima reunião do Conselho de Administração, a ser realizada no dia 26 deste mês.
“Vamos formalizar de imediato para o Conselho da Brasil Ferrovias que inclua imediatamente no plano de negócios da empresa este compromisso que estamos acabando de firmar com a sociedade mato-grossense”, sublinha.
“Gostaria que a data de hoje (quatro de abril) ficasse gravada na memória dos cuiabanos. Saímos hoje daqui com um compromisso e vamos levá-lo até o fim. Somos favoráveis à retomada imediata das obras e vamos dar uma resposta positiva para Mato Grosso. Esta ferrovia deixará de ser um sonho para tornar-se uma realidade”, discursou na reunião de ontem o presidente da BF.
Lacerda disse não compreender a ferrovia sem passar por Cuiabá. “O nosso compromisso é de que os trilhos cheguem a Cuiabá e, a partir daí, sigam o seu trajeto para Porto Velho (RO) e Santarém (PA) e cumpram o seu grande objetivo, que é o de promover a ocupação e integração da região amazônica com a região Centro-Sul do país”. OUTROS PROJETOS - As holdings Brasil Ferrovias S.A. e a Novoeste Brasil S.A. vão investir nos próximos cinco anos R$ 1,34 bilhão em recuperação de malha ferroviária das duas concessões, aquisição, reforma e revitalização de locomotivas e vagões, tecnologia, infra-estrutura, material rodante, custos permanentes e expansão de terminais. A Brasil Ferrovias, com a concessão da Ferronorte S.A., aplicará, até 2010, R$ 953 milhões.
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307933/visualizar/
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