Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 06:18

    Imprimir


Centenas de trabalhadores agrícolas da Romênia participaram de um protesto hoje na capital do país para requisitar maiores subsídios do governo. Os trabalhadores reclamaram que os fertilizantes e o combustível estão muito caros e que recebem pouca ajuda do governo. Eles vieram das regiões mais pobres do país - Olt e Dolj, no sul, e de Constanta e Tulcea, no leste.

"Queremos subsídios maiores do governo nos mesmos moldes que os trabalhadores agrícolas recebem da União Européia, porque não queremos nos juntar à UE com uma desvantagem", disse Ion Albu, trabalhador agrícola da cidade de Constanta.

A Romênia deve se juntar à UE em 2007. Cerca da metade da população da Romênia, país com 22 milhões de habitantes, vive em áreas rurais. O país possui um dos menores subsídios agrícolas da Europa, e os fazendeiros recebem cupons para a compra de pequenas cotas de gasolina e fertilizantes. No entanto, eles são isentos do imposto de renda.

"Entendemos o problema das áreas rurais", disse o porta-voz do ministério da Agricultura, Adrian Tibu. Segundo ele, o governo aumentou os subsídios de gasolina este ano e também vai pagar mais por animais de fazenda. Tibu acrescentou que a partir de 2007, quando a Romênia entrar na UE, os fazendeiros poderão receber maiores subsídios do bloco. As informações são da Dow Jones.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307972/visualizar/