Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Abril de 2006 às 22:40

    Imprimir


O líder da administração basca pediu na terça-feira que o governo da Espanha lhe dê um papel ativo em um processo de paz, depois que o grupo separatista ETA declarou um cessar-fogo permanente em março.

Juan Jose Ibarretxe, cujo partido nacionalista encabeça o governo regional, disse que sua administração e toda a sociedade basca deveriam participar da busca por uma solução política após a campanha de 38 anos de ataques a bomba e atentados promovidos pelo ETA.

"Eu quero deixar perfeitamente claro que o governo basco, e eu como líder, somos agentes ativos em nos certificar que o processo de paz é irreversível", disse Ibarretxe em uma coletiva de imprensa depois de encontrar-se com o primeiro-ministro da Espanha, Jose Luis Rodriguez Zapatero.

O encontro foi parte do esforço do premiê em construir um consenso pluripartidário nas negociações com o ETA, que ele espera comecem ainda neste ano. Zapatero promoveu conversas tidas como raras com o líder do oposicionista Partido Popular na semana passada, e deve encontrar-se com partidos regionais catalães no final desta semana.

"Nós vivemos um período de oportunidades e compromissos. Foi um encontro para nos comprometermos com a paz, nos comprometermos a atingir acordos políticos", disse Ibarretxe.

Ele acrescentou que todas as "formações" políticas tinham que participar, antes de uma consulta à sociedade basca. Ibarretxe havia anteriormente chamado todos os partidos regionais a discutir a situação pós-trégua, incluindo o Batasuna, banido por conta de suas ligações com o ETA.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307994/visualizar/