Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Abril de 2006 às 16:55
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Para antigos moradores da região do Coxipó, em Cuiabá, a restauração da Ponte de Ferro, que por décadas foi a principal ligação entre o distrito e a Capital, simboliza o respeito que o Governo do Estado está demonstrando pela preservação do patrimônio histórico-cultural de Mato Grosso.

Com a ponte há mais de vinte anos desativada e há dez destruída por uma enchente, os moradores aguardavam por essa restauração, que consideram um símbolo da história de onde se originou parte da ocupação populacional de Cuiabá.

Para o radialista e jornalista Eugênio Carvalho, que há dezesseis anos mora no Coxipó da Ponte, a concretização do compromisso é o respeito com as gerações que há anos fundaram o distrito e o resgate de uma parte dessa história. “O passado, com a história que esse lugar carrega, e o futuro, com o respeito à memória, é que fazem o tempo”, disse Eugênio.

“Há muitos anos os moradores daqui pediam por esse presente. É um patrimônio público que ficou jogado por décadas, até surgir essa iniciativa do Governo do Estado para resgatar nossa memória”, afirmou o morador Márcio Costa.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Coxipó da Ponte, Orenil de Andrade, agradeceu ao Governo pela lembrança ao olhar para um patrimônio que representa mais do um distrito. “Aqui é um marco histórico de onde iniciou a história de uma cidade”, destacou.

Considerando as inúmeras obras e ações que o Governo do Estado vem promovendo na restauração, reuperação e presenvação do Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso, o governador Blairo Maggi ressaltou que a intenção é deixar parte da história recuperada, e também respeitar a história daquelas pessoas que fizeram parte da construção de Cuiabá e do Estado.

“É a consideração que o Estado está buscando em resguardar para as gerações futuras a memória de pessoas que há séculos lutaram para conseguir instalar uma ponte como essa por aqui, fazendo com esse caminho se concretizasse. Com os projetos que o Governo está desenvolvevndo de preservação da memória estamos buscando dar continuidade ao desenvolvimento sem perder o foco no futuro”, afirmou Maggi.

“Muitos governantes passaram sem olhar por esse patrimônio nosso. Há mais de trinta anos vivemos aqui e agora veio uma pessoa como o governador, que não nasceu aqui, e pôde olhar com mais atenção para esse patrimônio nosso”, afirmou Elifas Parreira, morador do Coxipó da Ponte.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308041/visualizar/