Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 16:01

    Imprimir


Empresa divulga a lista as pragas mais detectados pelo serviço Panda ActiveScan no mês passado

Apesar de registrar uma significativa atividade em nível de infecções, o mês de março não revelou grandes novidades nas principais posições dos rankings de atividade das pragas virtuais detectadas pelo serviço gratuito Panda ActiveScan. Com tem sido habitual, o script de FTP associado à família Sdbot é foi exemplar mais detectado ao longo do mês passado, e 9 dos 10 exemplares contidos neste ranking se mantém desde o mês anterior.

A segunda ameaça mais detectada foi o Netsky.P, que utiliza o correio e os programas de troca de arquivos para se propagar e que, originalmente, utiliza a vulnerabilidade existente em sistemas não atualizados quando se observa uma mensagem no painel de visualização do Outlook. Ele já está há dois anos na praça e segue como sendo a ameaça mais presente no panorama viral mundial.

Outra ameaça entre mais presentes é o Exploit/Metafile, que aproveita a vulnerabilidade no processamento de arquivos WMF em sistemas Windows. Desde sua aparição, esta vulnerabilidade dos sistemas tem sido amplamente aproveitada em todo tipo de páginas web destinadas à distribuição deste tipo de vírus porque ainda existe um grande número de sistemas sem atualização em uso.

O ranking se completa com ameaças como Tearec.A (CME-24), conhecido como Kamasutra, que causou um significativo alarme social por sua ativação no terceiro dia de cada mês, ainda que sua incidência tenha sido finalmente muito menor do esperado. Logo em seguida aparece o Sober.AH (CME-681), que causou um estado de Alerta Laranja em novembro do ano passado. Alista é completada pelo Alcan.A, com 0,54% de infecções, a detecção genérica para a família Qhost, a detecção genérica para a família de bots Gaobot, e pelo Parite.B, com 0,51% de infecções detectadas.

Malware % de infecciones

W32/Sdbot.ftp 1.95 W32/Netsky.P.worm 1.09 Exploit/Metafile 0.94 W32/Tearec.A.worm!CME-24 0.63 W32/Sober.AH.worm!CME-681 0.57 W32/Alcan.A.worm 0.54 Trj/Qhost.gen 0.54 W32/Gaobot.gen.worm 0.52 W32/Parite.B 0.51 Trj/Lowzones.QF 0.47

A única novidade neste ranking é a presença do Lowzones.QF, um Cavalo-de-Tróia capaz de executar ataques a computadores por meio de capturas de telas para roubar de dados pessoais.

Mais informações: http://www.pandabrasil.com.br

______________________

Fonte Ricardo Bachert CEO - Panda Brasil (11) 3819.6006 http://www.pandabrasil.com.br

Informações à Imprensa Wilians Geminiano FonteMídia Américas (11) 6743-6722 - (11) 9869-3943 fontemidia@fontemidia.com.br http://www.fontemidia.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308342/visualizar/