Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 20 de Janeiro de 2013 às 09:43

    Imprimir


O Brasil fechou o ano passado com quase 262 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados ontem, um crescimento de 19,5 milhões de novas habilitações em relação ao ano anterior.

O crescimento de 8% na base de assinantes, muito acima do crescimento populacional brasileiro, fez o país atingir teledensidade de 1,33 - cerca de quatro linhas de telefonia móvel para cada brasileiro. Os usuários que fazem uso do modelo pré-pago representam 80,5% das linhas (211 milhões de acessos). Os pós-pagos representam os 19,5% restantes (50,9 milhões de usuários).

Por operadora, a Vivo fechou mais um ano na liderança do setor, com 76,1 milhões de clientes (29,1% do mercado). A TIM vem na segunda colocação, com 70,3 milhões de usuários (26,9%), seguida da Claro (65,2 milhões ou 24,9% do mercado) e Oi (49,2 milhões ou 18,8%). A CTBC tem 741 mil clientes (0,28% do mercado) e a Sercomtel, 69,5 mil (0,03%).

NÚMERO

Na lista das UF (Unidades da Federação) com maior número de celulares, o Distrito Federal ocupa o primeiro lugar no ranking, com 2,2 celulares para cada habitante - único local do país em que proporcionalmente cada habitante possui mais de dois aparelhos.

São Paulo e Rondônia ficam empatados na segunda colocação, com média de 1,5 celular para cada morador. O Estado de São Paulo é o que mais possui linhas móveis: 63,1 milhões. A quantidade é quase a mesma de todos os Estados do Nordeste somados (64,5 milhões). O Amapá é o que tem menos linhas: apenas 953 mil.

PROMOÇÕES

As operadoras de celular estão autorizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a retomar as ofertas de planos promocionais, que não eram liberados desde o fim do ano passado. "A área técnica vai emitir o ofício respondendo a todos os pedidos de promoção feitos pelas empresas", disse João Rezende, presidente da agência.

A suspensão temporária das promoções foi feita pelo órgão regulador para impedir que os novos planos afetassem o funcionamento da atual infraestrutura de serviço das operadoras, especialmente no período de alta nas vendas durante o Natal. A decisão esteve amparada na mesma medida cautelar que proibiu, em julho, a comercialização de novos planos de serviço pela TIM, Oi e Claro.

"Mesmo dando a autorização, vamos continuar exigindo que os parâmetros de qualidade sejam respeitados também nas promoções", afirmou Rezende. Segundo ele, a liberação valerá para todas as operadoras que tinham pedidos parados para comercializar novos planos promocionais. Em novembro, a Anatel ameaçou aplicar multa à TIM caso não suspendesse imediatamente a vendas do plano ilimitado lançado naquela ocasião, o Infinity Day .

A agência alegou que a operadora precisaria ter apresentado informações técnicas que convencessem o órgão sobre a manutenção da qualidade nos serviços. Infinity. Segundo o "Diário Oficial da União" de ontem, a Anatel liberou as vendas do Infinity Day.

A agência, entretanto, estabeleceu que poderá suspender novamente a comercialização do plano, caso as metas previstas para o próximo período avaliativo do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação (SMP) não se mostrem suficientes e compatíveis com vigência da promoção.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30845/visualizar/