Volkswagen Golf é o carro mais vendido na Europa (Foto: Divulgação)
O Volkswagen Golf permanece com o posto de carro mais vendido na Europa, apesar de ter registrado queda de 11,1% em 2012 na comparação com o ano anterior. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela consultoria Jato Dynamics, o segundo colocado - o Ford Fiesta - também registrou redução nas vendas, de 12,7% no período, mas conseguiu ultrapassar o Volkswagen Polo, que ficou com a terceira colocação. O Polo também teve queda de 19,8% na comercialização de unidades.
De acordo com a consultoria, apesar da queda de 4,4% nas vendas em 2012, a Volkswagen segue sendo a marca mais popular na Europa. Audi e Mercedes foram as únicas marcas entre as dez maiores a fechar o ano passado com aumento nas vendas de 3,4% e 0,6%, respectivamente. O resultado está relacionado aos lançamentos dos modelos como o Audi A3, Q3, A6 e Mercedes Classe B e Classe M, diz a Jato.
As quedas nas vendas das montadoras demonstram que 2012 foi um ano difícil para o mercado: foi registrada queda média de 7,9% nas vendas, ou 1 milhão de unidades a menos comercializadas na comparação com 2011.
A Jato aponta ainda que a Grã Bretanha foi o único entre os cinco maiores países do mercado europeu a apresentar crescimento de 5,3% nas vendas de 2012 atribuído às vendas particulares. França, Itália e Espanha apresentaram queda "significativa" nas vendas no ano passado, de 13,9%, 19,8% e 13,3%, respectivamente, diz a entidade. Já a Alemanha encerrou 2012 com queda de 2,9%.
Grécia e Portugal, devido aos efeitos da situação econômica, registraram queda nas vendas de 40,2% e 34,3% em relação a 2011.
De acordo com a Jato, "apesar das condições econômicas na Europa, existe ainda o desejo de novos lançamentos das marcas alemãs premium. Outras marcas também estão promovendo novos produtos como a Hyundai e a Kia, por exemplo. Seus últimos veículos mostram que os consumidores apreciam visuais renovados assim como seu valor”. O lançamento do Peugeot 208 resultou em cerca de 155 mil unidades vendidas em 2012. O BMW Série 3 registrou aumento nas vendas de 20,9% em dezembro se comparado ao do ano anterior. No ano, o modelo encerrou com crescimento de 8,4% em comparação a 2011.
Comentários