Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 31 de Março de 2006 às 14:48
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


A Jornada Técnica da Pecuária – um projeto do Governo do Estado para melhorar a qualidade e a produtividade do rebanho bovino de 26,8 milhões de cabeça, o maior do País – será realizada entre os dias 3 e 5 de abril, no auditório da Prefeitura do Município de Paranatinga (373 km ao Sul de Cuiabá). A extensa programação de palestras e práticas de criação ocorre na segunda-feira, das 14 às 18 horas, na terça das 8 às 22 horas, e na quarta-feira, das 8 às 18 horas.

Informações sobre custos na pecuária, melhoramento genético, manejo, alimentação, comercialização e sanidade animal constam na programação, cujo conteúdo estará sendo divulgado didaticamente pelo especialista em pecuária de corte, o médico veterinário Zeno Antônio Albert. Ao final do encontro, os participantes receberão uma apostila com todo o conteúdo do curso, além de certificado de participação.

Apesar da crise pela qual o setor atravessa, Zeno acredita que o produtor precisa estar bem informado para manter-se na atividade. “Devemos considerar as crises como uma oportunidade para realizarmos uma reavaliação sobre a forma de condução da atividade, identificando os erros e tentando corrigi-los”, recomenda o especialista.

Segundo ele, o sucesso de uma atividade como a pecuária se constitui no somatório dos procedimentos executados corretamente, enquanto o fracasso é o somatório das atividades realizadas de forma errada. “Sabemos que existem muitos fatores externos que ocorrem independente da nossa vontade, porém o produtor ‘tecnificado’, com alta produtividade supera com maior facilidade qualquer crise no setor”, argumenta Zeno.

Em Paranatinga, que tem um rebanho de 473.400 cabeças de gado distribuídas entre 909 produtores, o enfoque a ser dado durante o curso será a pecuária de corte em decorrência das características econômicas do Município. Lá, a exemplo de outros Municípios, a pecuária também necessita alavancar a sua produção. “Na pecuária sempre se ouviu falar em crise, porém os mesmos erros vem se repetindo desde muito tempo. No momento atual devemos procurar uma consultoria técnica para nos ajudar a identificar quais os itens que devemos interferir para aumentar a produtividade e racionalizar os custos, fortalecendo a atividade para suportar esta fase difícil”, acentuou o médico veterinário. “Normalmente nesta hora o produtor inicia a redução das despesas dispensando o técnico, que é a pessoa mais indicada para juntos avaliar o negócio e montar uma estratégia para sair desta crise, estando preparado para enfrentar os próximos obstáculos que com certeza virão”.

Primavera do Leste - Depois de Paranatinga, a jornada coordenada pelo Zeno e a o coordenador do Programa de Melhoramento da Pecuária (Promepe), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Júlio César Malheiros, o projeto será desenvolvido em parceria com os sindicatos rurais e governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), segue para Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá). A programação será realizada no parque de exposição, entre os dias 6 e 8 de abril.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308654/visualizar/