Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Março de 2006 às 09:02
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Já está sendo realizada em toda a região a vacinação contra brucelose nos rebanhos de fêmeas de 3 a 8 meses de idade. A vacina é realizada duas vezes por ano nos rebanhos. A primeira etapa vai até o mês de julho. O chefe do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), José Carlos Balbo, alerta os criadores que após vacinar os animais também devem fazer a declaração no instituto.

Este ano 95.609 cabeças devem ser vacinadas contra a doença na regional. Só em Sinop são 11.773 animais. Quem não imunizar os rebanhos não conseguirá autorização para transportar o rebanho. A partir do mês de julho a vacina também será exigida para liberação do transporte para abate das cabeças.

O objetivo da vacinação, que passou a ser obrigatória em todo o Estado desde 2003, é erradicar a doença, que atinge as fêmeas dessa idade. A outra etapa da vacinação acontecer no segundo semestre. A declaração no Indea deve ser feita até o dia 31 de dezembro.

A brucelose é uma doença que atinge o sistema reprodutor das fêmeas causando aborto, esterilidade e infertilidade. O controle da doença no macho é feito através de exames. A partir do momento em que a doença é diagnosticada, o macho vai para o abate e o órgão genital é descartado.

Nas pessoas, que ingerem a carne contaminada, também causa dores musculares, renais e de próstata, a descontaminação é feita com antibióticos. A maior forma de contaminação da doença se dá por fetos abortados, descargas vaginais de fêmeas infectadas e alimentos contaminados.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309091/visualizar/