Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Março de 2006 às 08:45

    Imprimir


A queda na emissão de cheques pré-datados em Mato Grosso nos últimos 12 meses reflete a cautela do consumidor com o endividamento a médio e longo prazo ante o panorama de crise. De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, o índice de endividamento no primeiro bimestre de 2006 da população economicamente ativa no Estado supera em 20% a média do início do ano passado.

Ele ainda ressalta que a retração dos pré-datados é fruto da conjuntura de queda nas vendas de mercado em geral, impulsionada desde o ano passado pela crise na atividade madeireira e agropecuária em Mato Grosso. Somente em 2005, o desempenho em comercializações no setor foi 8,63% inferior aos resultados de 2004.

Em alguns pontos comerciais do Centro de Cuiabá, não só a emissão de pré-datados, mas o uso geral de cheques vêm diminuindo nos últimos meses.

A gerente da Mega Modas, Emília Batista, destaca que nos últimos 12 meses a redução é drástica. Ela analisa que há uma migração em massa do cheque para o cartão de crédito. "O consumidor está realmente parando de soltar cheque na praça".

A gerente afirma que a substituição do papel pelo plástico decorre das facilidades ofertadas para o uso do cartão, além da segurança maior tanto para consumidores quanto para os lojistas.

No caso da Mega Modas, as compras são parceladas em até 3 pagamentos no cartão, sem juros. Apesar do atrativo ao cliente, a gerente da loja ressalta que os comerciantes no Centro ainda amargam a retração nas vendas desde o início do ano passado.(JS)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309110/visualizar/