Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 29 de Março de 2006 às 06:30

    Imprimir


Os maiores fabricantes de aparelhos eletrônicos do mundo anunciaram que irão usar a tecnologia de rede sem fio Bluetooth no envio de vídeo de alta qualidade entre dispositivos de mídia dentro de uma casa. A decisão deverá determinar como centenas de milhões de televisores, gravadores de vídeo e computadores pessoais serão conectados entre si sem necessidade de fios na virada da década.

Até agora, a indústria eletrônica mundial vinha discutindo a escolha de um único padrão de conexão sem fio que fosse rápido o suficiente para conectar uma nova geração de dispositivos digitais. As duas associações, formadas por empresas importantes como Intel, Nokia e Microsoft, disseram que vão cooperar para terem aparelhos com recursos Bluetooth disponíveis a partir de 2008. Os dispositivos poderão enviar e receber sinais multimídia a velocidades mais de 100 vezes superiores às alcançadas pela versão atual do Bluetooth. "Essa nova versão da tecnologia Bluetooth vai atender às demandas de sincronismo e transferência de grandes quantidades de dados bem como permitirá a execução de vídeo e áudio de alta qualidade em dispositivos portáteis, projetores multimídia e aparelhos de televisão", afirmou o Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG) em comunicado.

O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados a curtas distâncias que atualmente é usada para conectar principalmente celulares a fones de ouvido. A tecnologia também está cada vez mais sendo usada pela indústria automotiva. O Bluetooth, inventado pelo grupo sueco de telecomunicações Ericsson nos anos de 1990, é mais que uma simples conexão sem fio.

A tecnologia possui recursos de segurança e protocolos que permitem a conexão de diferentes aparelhos em uma área pequena. Isso representa uma diferença importante em relação à tecnologia mais simples de conexão sem fio à Internet conhecida como WiFi. A nova versão do Bluetooth, que usa tecnologia de rádio Ultra Wideband (UWB), permitirá conexões a taxas de 100 megabits por segundo, comparado com uma velocidade atual bem abaixo de 1 megabit por segundo.

Velocidades de pelo menos 10 megabits por segundo são necessárias na transferência de vídeo de alta qualidade entre diferentes aparelhos. A tecnologia de Ultra wideband usa ondas de rádio de alta frequência, o que limita a 10 a 15 metros a distância entre dispositivos que trocam informação entre si, assim como acontece com a atual versão do Bluetooth.

Os grupos Bluetooth SIG e WiMedia Alliance informaram que a nova versão do Bluetooth poderá usar espectro não licenciado acima dos 6 gigahertz. A base instalada de aparelhos com recursos Bluetooth deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de unidades ao final deste ano, afirmam representantes dos grupos. As associações informaram que esperam que os primeiros protótipos de aparelhos com a nova tecnologia estejam disponíveis no segundo trimestre de 2007.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309180/visualizar/