Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 28 de Março de 2006 às 23:44

    Imprimir


O novo ministro da fazenda, Guido Mantega, declarou na tarde desta terça-feira que é fiel depositário da política econômica praticada até hoje por seu antecessor, Antonio Palocci. "Sou avesso às aventuras infantis", disse Mantega em sua primeira entrevista coletiva a jornalistas.

Sobre mudanças bruscas como a redução imediata das taxas de juros, Mantega rebateu: "nesse momento nossa preocupação é terminar o mandato do presidente Lula de forma vitoriosa, com solidez e estabilidade. O Compromisso que assumi é o de manter os fundamentos da política que vem sendo feita".

Conhecido por defender a redução dos juros, Mantega evitou falar sobre o assunto. "Não estamos pensando nisso ainda".

O novo ministro ainda não parou para montar sua equipe de trabalho." Fui convidado pelo presidente para assumir a pasta ontem (segunda-feira) à tarde, ainda não pude pensar em nomes", disse. Mantega afirmou, entretanto, que deve fazer mudanças na Fazenda. "É normal trazer gente de confiança", confirmou.

Mantega assegurou também que a taxa de câmbio irá permanecer flutuante. "Passamos pela aventura do câmbio fixo e não deu certo", disse, lembrando experiências do Brasil e da Argentina.

Para 2006, o novo ministro espera uma taxa de crescimento entre 4,5% e 5%.

Sobre possíveis divergências com o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, Mantega assegura que não passa de boataria. "Nossa relação é normal", disse.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309202/visualizar/