Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Março de 2006 às 21:55
Por: Kerstin Gehmlich e Anna Willar

    Imprimir


Pelo menos um milhão de pessoas participaram de passeatas em cidades francesas, enquanto sindicatos promoviam uma greve geral de um dia, em um dos maiores protestos em décadas no país contra a lei do primeiro emprego.

Segundo os sindicatos e entidades estudantis, 3 milhões de pessoas participaram de manifestações pelo país, incluindo 700 mil no centro de Paris, onde a polícia usou gás de efeito moral contra centenas de jovens, que atiravam garrafas e bombas caseiras.

Um sindicalista afirmou que o protesto contra o projeto do primeiro emprego, do premiê Dominique de Villepin, foi um dos maiores desde que a Quinta República francesa foi fundada em 1958. Para a polícia, segundo a TV francesa, 900 mil participaram.

Villepin espera que a legislação proposta reduza o desemprego entre os jovens em quase 23 por cento, mas sindicalistas e líderes estudantis alegam que o projeto vai criar uma geração de "trabalhadores descartáveis", por tornar mais fácil a demissão dos menores de 26 anos.

"Queremos a completa retirada da legislação. Não se pode tratar pessoas como escravos. Dar todo o poder para o patrão é ir longe demais", declarou Gregoire de Oliviera, um estudante de 21 anos de Paris.

Villepin não abre mão do projeto, mas as manifestações desta terça aumentaram a pressão para ele mexer ou retirar a medida. Aumentaram também os pedidos pela demissão do primeiro-ministro.

Ele fez um novo apelo pelo diálogo, mas os líderes do movimento rejeitaram o pedido.

Os protestos forçaram o fechamento da Torre Eiffel para os turistas. Há atrasos nos trens, e o metrô e os aeroportos de Paris sofreram paralisações.

Há relatos de confrontos em passeatas ao redor do país e também em Paris, mas os conflitos não tiveram a mesma escala dos observados nos protestos da semana passada.

DESAFIO DURO

Villepin, candidato a presidente em potencial nas eleições do ano que vem, enfrenta o seu maior desafio desde que se tornou primeiro-ministro em maio passado. Pesquisas de opinião mostram que quase dois terços da população são contra a lei do primeiro emprego.

Líderes empresariais temem que as manifestações prejudiquem a imagem da França no exterior, já abalada pelos protestos dos jovens nos subúrbios franceses no ano passado.

Villepin, ex-ministro do Exterior, também enfrenta pressão dentro do seu partido, o conservador União por um Movimento Popular, liderado pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, um provável rival para a disputa presidencial de 2007.

O grupo parlamentar do partido apoiou nesta terça uma proposta de Sarkozy para que o governo não se apresse em fazer vigorar a lei, mantendo a porta aberta para negociações.

O presidente Jacques Chirac, que tem apoiado Villepin na crise, cancelou uma viagem ao norte da França, prevista para a quinta-feira, devido à situação, segundo fontes próximas ao presidente.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309213/visualizar/