Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Março de 2006 às 21:44

    Imprimir


A ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Timoshenko afirmou hoje que considera "muito possível" formar uma coalizão laranja com o Nossa Ucrânia, partido do presidente Viktor Yushchenko, e com os socialistas.

Considerando o encontro com Yushchenko, "considero muito possível uma coalizão entre os democratas. O que começamos nas eleições presidenciais de 2004 deve continuar", disse Timoshenko ao final das consultas com o presidente ucraniano.

Após a apuração de 80,21% dos votos emitidos nas eleições parlamentares de domingo, o Bloco Yulia Timoshenko (BYuT) obtém 22,38% dos votos, a mais de oito pontos de distância do opositor Partido das Regiões do pró-russo Viktor Yanukovich (30,43%).

Em terceiro lugar, com 15,11%, aparece o partido governamental Nossa Ucrânia, enquanto os socialistas recebem o apoio de 6,11% dos eleitores, e os comunistas, 3,59%.

"Tenho certeza de que a coalizão renascerá e encontraremos pontos em comum. Devemos nos orgulhar da escolha feita pelo povo, e não devemos defraudá-la", disse.

Timoshenko - que foi destituída por Yushchenko em setembro do ano passado em meio ao escândalo de corrupção que atingiu vários assessores próximos do presidente - disse que a coalizão será formalizada "no prazo de uma semana".

A carismática política reivindica o cargo de primeira-ministra, o que não é visto com bons olhos por alguns membros da equipe de Yushchenko, receosos dos planos de Governo de Timoshenko, como o de rever o acordo de gás com a Rússia.

O líder dos socialistas, Alexandr Moroz, manifestou hoje a intenção de assinar um memorando para formar uma coalizão "laranja", mas vinculou isso ao "mecanismo de distribuição das pastas" no novo Governo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309214/visualizar/