Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Março de 2006 às 21:14

    Imprimir


O partido centrista Kadima, preocupado com a baixa participação que as eleições em Israel estão registrando, enviou centenas de milhares de mensagens para os celulares dos eleitores, convocando a irem às urnas.

Às 20h (15h de Brasília), duas horas antes do fechamento dos colégios eleitorais, havia 57% de participação, 5% a menos que a registrada nas eleições de 2003.

"Saia e vote", uma das frases mais identificadas ao primeiro-ministro israelense e fundador do Kadima, Ariel Sharon, foi usada pelo partido para pedir o voto de última hora.

Apesar de o Kadima aparecer como favorito nas eleições, as últimas pesquisas sobre intenção de voto divulgadas na segunda-feira passada indicavam que a formação obteria 36 cadeiras, número relativamente baixo em comparação aos 47 lugares previstos nas pesquisas de janeiro.

Fontes do Kadima não esconderam o temor de que a baixa participação influencie decisivamente nos resultados definitivos das eleições, assim como o alto número de indecisos - em torno de 22% - que poderiam se inclinar por partidos minoritários.

Além disso, um fraco resultado afetará o Kadima em um futuro Governo, pois a formação teria que incluir aliados que não compartilhem de seu programa para evacuar unilateralmente territórios na Cisjordânia.

Enquanto isso, formações como o Gil (Idade), que defende os direitos dos aposentados israelenses, poderia ter 5 deputados e entrar pela primeira vez no Parlamento israelense, informou hoje o Canal 1 da televisão pública de Israel.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309217/visualizar/