Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Março de 2006 às 16:39
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Mato Grosso ganhará Centros de Atenção aos Trabalhadores, uma espécie de unidades que atuarão do mesmo modo que os postos do Sine, ou seja, fazendo a ponte entre o empregador e o empregado. O anúncio foi feito pelo próprio governador Blairo Maggi, durante a reunião da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), realizada nesta terça-feira (28.03), no auditório da OAB/MT.

De acordo com o governador, o Estado passará recursos para que a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) possa implantar os centros nos Municípios de Mato Grosso que não contam com postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

“Estas unidades funcionarão no encaminhamento ao emprego, entre trabalhadores e empresários ou produtores rurais. Constatamos que onde existe o Sine, o número de trabalhadores na irregularidade é menor. O órgão é responsável pela intermediação do trabalho formal, com carteira assinada”, disse o governador.

Atualmente existem 15 postos do Sine no Estado. Como há dificuldade na liberação de recursos para expansão do serviço pelo Governo Federal, os Centros de Atenção aos Trabalhadores funcionarão como apoio, sendo gerenciados pelos Municípios com a parceria do Estado.

“Infelizmente não temos postos do Sine nos 141 Municípios do Estado. A criação desses centros realmente é a melhor forma de combater o trabalho escravo, já que, através desses postos, as pessoas serão encaminhadas para o mercado de trabalho de acordo com a Lei. Nossa secretaria está à disposição, para trabalhar no que for preciso e formalizar a implantação dessas unidades”, frisou a secretária Terezinha Maggi.

A idéia de criação dos centros surgiu em Nova Marilândia (392 km a Médio Norte de Cuiabá), onde desde o ano passado funciona uma Central Municipal de Emprego. Segundo informações da Secretaria de Ação Social da cidade, os trabalhadores desempregados procuram pela unidade, preenchem uma ficha com dados pessoais e experiência profissional. É a própria central que faz o contato com empresários e fazendeiros da região, verificando a demanda de profissionais e, posteriormente, intermediando a mão-de-obra.

A reunião na OAB/MT contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e do secretário especial de Direitos Humanos, Paulo Vanuchi, além de demais autoridades.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309279/visualizar/