Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Março de 2006 às 10:33

    Imprimir


Dois ativistas chineses que defendiam os direitos de uma comunidade camponesa foram detidos após denunciarem a corrupção local e a desapropriação ilegal de terras, afirmou hoje a organização Human Rights in China.

Liu Hua e seu marido Yue Yongjin, que já ocuparam cargos governamentais no povoado de Honglingbao (província de Liaoning), estão há mais de um mês detidos, segundo um comunicado da ONG.

O casal já tinha denunciado irregularidades de Governos anteriores em 2002 e pediu a Pequim que interviesse em várias ocasiões, a última delas em fevereiro, dias antes do início da reunião anual do principal órgão legislativo chinês, a Assembléia Nacional Popular.

Liu e Yue viajaram à capital chinesa para tentar se reunir com legisladores do país, como fazem a cada ano milhares de cidadãos, mas foram detidos pela Polícia em 20 de fevereiro.

No dia seguinte, os dois foram enviados a Shenyang, a capital de Liaoning, no nordeste do país, onde permanecem detidos: ela no centro de detenção de Masanjia e ele no de Sujiatun, segundo a informação da ONG.

Fontes próximas à família deles afirmam que ninguém explicou o motivo da prisão nem foi emitida uma ordem oficial de detenção contra o casal.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309378/visualizar/