Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Março de 2006 às 09:01

    Imprimir


A presença da delegação Xavante, de Mato Grosso, já provocou respostas durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que se realiza até sexta-feira (31). Cerca de 30 pessoas passaram a maior parte da cerimônia empunando cartazes com reivindicações como direito à saúde, respeito ao trabalho, não à municipalização dos serviços e autonomia para os distritos.

Após homenagens a indígenas com histórias de resistência e luta pela terra, o Estado falou aos participantes do evento por meio do coordenador da conferência, José Maria França; do presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Paulo Lustosa; e do ministro da Saúde, Saraiva Felipe. Os temas dos cartazes pautaram os discursos.

"Essas placas já são objeto de nossas preocupações diretas", afirmou Lustosa para um público estimado em 1.500 pessoas. Ele anunciou que deve ser ampliada a rede de Distritos Sanitários Especiais, que é a forma como se organiza a saúde para o indígena. "Os 34 distritos não são suficientes. E para terem justamente mais autonomia e atenderem a logística das comunidades, vamos nesta conferência fazer o desenho preliminar dessa ampliação."

Saraiva Felipe falou após a terceira manifestação dos Xavantes, que finalizaram seu protesto com uma breve dança diante da platéia e dos convidados oficiais. "Vejo um movimento ascendente, de baixo para cima, quando vejo as placas [dos Xavantes] retomando a alma do Sistema Único de Saúde, construído antes da Constituição", disse.

A cerimônia teve o hino nacional traduzido nas línguas ianomâmi, terena, tukano, guarani, baniwa, xavante, nhagetu, kaingangue, maxacali e fulniô. O local foi benzido por representantes de pajés dos povos pankararu e xucuru.

Nos próximos dias, cinco eixos temáticos vão orientar os debates: Direito à Saúde, Controle Social e Gestão Participativa, Desafios Indígenas Atuais, Trabalhadores Indígenas e Não Indígenas em Saúde e Segurança Alimentar, Nutricional e Desenvolvimento Sustentável. Eles foram definidos durante as 250 conferências distritais realizadas desde outubro do ano passado, com a participação de mais de 12 mil pessoas, segundo a organização da conferência.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309413/visualizar/