Repórter News - reporternews.com.br
Transporte intermunicipal será racionalizado
O Aglomerado Urbano aprovou ontem o novo Plano de Operação Integrada do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros entre Cuiabá e Várzea Grande, elaborado por pesquisadores da UFMT e da UFRJ, um trabalho que levou cerca de dois anos para ser concluído. Conforme o professor responsável pela equipe de Mato Grosso, Luiz Miguel de Miranda, racionalização foi a palavra que norteou o trabalho, culminando com a proposta de redução de cerca de 60 mil quilômetros por dia nos percursos intermunicipais.
“As linhas que fazem o intermunicipal têm que ser expressas, o que significa passar por corredores específicos, com pontos conhecidos, de forma selecionada, para que nenhum passageiro leve mais do que 10 minutos aguardando. Esse projeto muda o número de linhas, a extensão dos percursos e o número de ônibus por linha, com a exigência de toda a frota ser nova e com ar-condicionado”, esclareceu o professor responsável pela demonstração do projeto na reunião ordinária do Aglomerado Urbano. O encontro foi realizado no salão nobre do Palácio Paiaguás, onde os novos 38 conselheiros do setor tomaram posse.
A primeira medida a ser tomada pelas entidades membro do Aglomerado Urbano para a execução do projeto aprovado é a abertura de licitação para as linhas que fazem os percursos entre Cuiabá e Várzea Grande. Conforme a presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços (Ager), Márcia Vandoni, o edital seria publicado hoje. “Com isso, vai deixar de existir a concorrência predatória das empresas do intermunicipal sobre as de Cuiabá”, comemorou.
As empresas ganhadoras da licitação terão uma frota máxima de 425 veículos (atualmente são 572 para o transporte intermunicipal), para o cumprimento de uma quilometragem máxima de pouco mais de 184 mil/dia, de acordo com as especificações apontadas pelo novo plano. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores precisaram, além de analisar em loco o sistema praticado hoje, entrevistar 14.500 pessoas, que responderam cerca de 200 perguntas sobre o serviço utilizado entre Cuiabá e Várzea Grande. O principal público usuário do sistema de transporte nas duas cidades é formado por estudantes, 59% dos entrevistados, conforme mostrou o estudo.
Depois de aberta a licitação já com os moldes propostos no projeto, os municípios envolvidos terão que cumprir suas partes, conforme informou a secretária executiva do Aglomerado Urbano, Rita Chiletto. “O projeto também sugere a redução das frotas para os municípios. Isso é uma tarefa a ser cumprida pelos três envolvidos. Acredito que até meados no ano que vem o sistema de transporte do aglomerado esteja definitivamente implantado”, previu.
“As linhas que fazem o intermunicipal têm que ser expressas, o que significa passar por corredores específicos, com pontos conhecidos, de forma selecionada, para que nenhum passageiro leve mais do que 10 minutos aguardando. Esse projeto muda o número de linhas, a extensão dos percursos e o número de ônibus por linha, com a exigência de toda a frota ser nova e com ar-condicionado”, esclareceu o professor responsável pela demonstração do projeto na reunião ordinária do Aglomerado Urbano. O encontro foi realizado no salão nobre do Palácio Paiaguás, onde os novos 38 conselheiros do setor tomaram posse.
A primeira medida a ser tomada pelas entidades membro do Aglomerado Urbano para a execução do projeto aprovado é a abertura de licitação para as linhas que fazem os percursos entre Cuiabá e Várzea Grande. Conforme a presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços (Ager), Márcia Vandoni, o edital seria publicado hoje. “Com isso, vai deixar de existir a concorrência predatória das empresas do intermunicipal sobre as de Cuiabá”, comemorou.
As empresas ganhadoras da licitação terão uma frota máxima de 425 veículos (atualmente são 572 para o transporte intermunicipal), para o cumprimento de uma quilometragem máxima de pouco mais de 184 mil/dia, de acordo com as especificações apontadas pelo novo plano. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores precisaram, além de analisar em loco o sistema praticado hoje, entrevistar 14.500 pessoas, que responderam cerca de 200 perguntas sobre o serviço utilizado entre Cuiabá e Várzea Grande. O principal público usuário do sistema de transporte nas duas cidades é formado por estudantes, 59% dos entrevistados, conforme mostrou o estudo.
Depois de aberta a licitação já com os moldes propostos no projeto, os municípios envolvidos terão que cumprir suas partes, conforme informou a secretária executiva do Aglomerado Urbano, Rita Chiletto. “O projeto também sugere a redução das frotas para os municípios. Isso é uma tarefa a ser cumprida pelos três envolvidos. Acredito que até meados no ano que vem o sistema de transporte do aglomerado esteja definitivamente implantado”, previu.
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309461/visualizar/
Comentários