Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 27 de Março de 2006 às 20:04

    Imprimir


Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha se reunirão na próxima quinta-feira, em Berlim, para continuar discutindo a crise nuclear com o Irã, informou hoje o ministro das Relações Exteriores britânico, Jack Straw.

Participarão desse encontro o próprio Straw e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, além dos ministros de Exteriores francês, Philippe Douste-Blazy; russo, Sergei Lavrov; chinês, Li Zhaoxing, e alemão, Frank-Walter Steinmeier.

O chefe da diplomacia britânica disse que a reunião analisará "os próximos passos" para tentar convencer o Irã a abandonar seu polêmico programa nuclear, diante da suspeita dos Estados Unidos e da União Européia (UE) de que esconde a fabricação de armamento nuclear.

As negociações no Conselho de Segurança para a adoção de uma declaração sobre o programa nuclear iraniano estão estagnadas devido à oposição da Rússia e da China em relação à atual minuta do documento, que exige que o Irã suspenda suas atividades nucleares e que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certifique esta interrupção em um prazo de 14 dias.

O diretor da AIEA, Mohamed El Baradei, reiterou hoje seu pedido para que o Governo iraniano facilite uma solução negociada ao conflito.

Em Berlim, onde se reuniu com membros do Governo alemão, El Baradei pediu que o Irã coopere para dissipar as suspeitas internacionais de que seu programa nuclear não é civil - como sustenta o Governo iraniano -, mas militar.

"A AIEA não pode hoje garantir que o programa de enriquecimento de urânio do Irã tem uso exclusivamente pacífico", disse El Baradei.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309542/visualizar/