Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 27 de Março de 2006 às 19:25
Por: Deborah Zabarenko

    Imprimir


Uma coisa pode ser dita sobre o Festival de Cinema do Meio Ambiente: não se trata de Cannes nem de Sundance. Não se trata nem mesmo de Missoula. Mas faz parte de uma tendência norte-americana de exibir filmes sobre a natureza e os ataques que ela vem sofrendo.

O evento de 11 dias em Washington, que começou no domingo, terá cerca de 100 filmes, com exibição em cinemas, museus, instituições e embaixadas em toda a capital norte-americana.

No meio da programação, há alguns sucessos que caíram no gosto popular, como o documentário "A Marcha dos Pinguins", premiado com o Oscar.

Mas há também um punhado de filmes estranhos. Um exemplo é "The Concrete Revolution", dirigido por Xiaolu Gue, uma jovem chinesa que captou imagens de trabalhadores da construção civil em Pequim enquanto a capital chinesa se prepara para as Olimpíadas de 2008.

Descrito como "uma meditação sobre a vida em uma nova China rapidamente em desenvolvimento", o filme de uma hora de duração é com certeza comovente, principalmente em determinada cena, quando um trabalhador chora silenciosamente quando fala em deixar sua esposa e sua família em seu vilarejo para demolir casas velhas na cidade.

Outro destaque é a trilogia de filmes do cineasta suíço Christian Frei, que inclui "The Giant Buddhas", sobre a destruição das estátuas gigantescas em Bamiyan pelo ex-governo afegão do Taliban.

O Festival de cinema de Washington, criado em 1993, é mais um dos vários nos Estados Unidos devotados a questões ambientais. Um dos mais antigos é o International Wildlife Film Festival em Missoula, Montana, que já está em sua 29a. edição.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309546/visualizar/