Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Março de 2006 às 15:24
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Uma grande ação de resgate social com a entrega de chaves de casas construídas na zona rural pelo Programa Nossa Terra, Nossa Gente, e ainda de valorização do homem da terra com a titulação de propriedades rurais e imóveis urbanos; de saúde, com a doaçao de filtros de água pela Setecs; de infra-estrutura rural com assinatura de convênio para recuperação de estradas e, sobretudo de cidadania, movimentou neste domingo (26.03) o município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá).

Cerca de 1.200 pessoas prestigiaram o evento em Chapada dos Guimarães que reuniu, no Salão Paroquial, autoridades estaduais como a vice-governadora Iraci França e o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, o presidente do Intermat, Jair Mariano, e autoridades municipais como o prefeito Gilberto Melo, além de mais de 15 comunidades rurais e bairros da cidade.

O evento foi organizado para entregar obras executadas pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), que somam mais de R$ 1,3 milhões em investimentos na região.

A vice-governadora de Mato Grosso, Iraci França, elogiou a atuação do Intermat em Chapada dos Guimarães, que segundo ela, está fazendo a integração do homem do campo com o homem da cidade. “Esse é um jeito prático do governador Blairo Maggi trabalhar, o que ele desejava fazer para na nossa população de Mato Grosso, sobretudo por chapada dos Guimarães”, afirmou Iraci. “O governo tem investindo muito aqui, na zona rural, através do trabalho sério que o Jair mariano vem fazendo em todas as comunidades”, complementou.

Iraci França destacou ainda a atuação do programa “Nossa Terra, Nossa Gente”, que na sua avaliação está sendo “um dos maiores programas sociais que o governo tem em Mato Grosso”, pela abrangência no Estado e por suas ações concretas com a entrega de casas e famílias sendo acompanhadas socialmente.

Recebido com muito carinho pela população, o presidente do Intermat, Jair Mariano, ressaltou que tem muito prazer em trabalhar no governo, principalmente quando vê no rosto das pessoas o reconhecimento pelo seu trabalho desenvolvido no Intermat. “Isso é o reconhecimento de homens e mulheres daqui de Chapada. O que nós fizemos até agora, foi porque sabemos da necessidade da população”, afirmou Mariano.

A ação contemplou 200 famílias com a doação de filtros de água e 129 famílias com a entrega de casas nas comunidades tradicionais de Barra do Ribeirão (27 casas construídas), Capão das Vacas (20), Praia Rica (15), Lagoinha de Baixo (15), Varginha (21) e Vila Manequinho (31). Sendo que para a região mais 65 casas foram autorizadas pelo programa “Nossa Terra, Nossa Gente” a serem construídas. Elas irão beneficiar famílias das comunidades de: João Carro (20), Cachoeira Rica (10), Rio da Casca (10), Mata Grande (10) e Matão (15).

Uma das famílias beneficiadas com uma casa e um filtro de água em Chapada foi, Nice Pinheiro Mamoré, 36 anos, casada e mãe de três filhos. Ela é moradora da comunidade Varginha, atendida com a construção de 21 casas. Para ela, que morava em um barraco de pau-a-pique coberto com palhas, onde juntava muitos insetos e até barbeiro, a casa foi uma grande conquista de todos na comunidade. “Isso tinha muito risco, a gente tem filho era muito perigoso e hoje não, a gente vive feliz , tranqüilo”, disse Nice.

“Olha, estamos imensamente felizes, porque o governador reconheceu a terra o povo”, ressaltou Nice Mamoré, ao lembrar que as casas foram uma promessa feita pelo governador Blairo Maggi, no mini-estradeirinho realizado ano passado na região. “O governador foi lá e prometeu, mas o Jair Mariano garantiu. Lá tem famílias de mais de 100 anos, tem famílias que nasceu lá e nunca tiveram uma casa. Só agora, primeira vez, um governador foi lá, cumprimentou e garantiu mesmo”, agradeceu Nice.

Na ocasião, as 31 famílias da vila rural Manequinho ganharam mais um incentivo para incrementar a produção das chácaras, foi assinado um termo de liberação de cerca de R$ 74 mil em crédito fomento, revertidos em insumos agrícolas.

O prefeito Gilberto Mello, disse que o Estado levou para Chapada dos Guimarães a maior ação já desenvolvida em todos os governos no município. “A maior ação de todos os governos que passaram, essa foi a maior ação do governo Blairo Maggi e do Intermat aqui em Chapada dos Guimarães”, afirmou Gilberto.

O prefeito agradeceu o governo Blairo Maggi e Jair Mariano, pelos beneficíos que o município está recebendo. “Tenho certeza que com todos esses títulos, essas casas, esses filtros, estão atendendo realmente o povo, com certeza e um social bem feito, trazendo melhorias para o povo chapadense”, agradeceu.

Representando 50 famílias da Gleba Pingador, localizada a 50 km da sede do município, o pequeno produtor rural, Abílio Pereira da Mata, 84 anos, pai de sete filhos, recebeu de herança 204 hectares de terras que ainda não haviam sido documentados. Ee e seus filhos receberam a certidão administrativa da terra, mais mapa e memorial descritivo da área.

O agricultor ficou emocionado ao receber também um quadro com mapa de toda área da Gleba Pingador. “Foi uma coisa que me pôs numa altura que eu não esperava, sou o mais velho. E uma forma de reconher os meus direitos, isso eu não esperava”, emocionou Abílio da Mata.

Além do Pingador, a Gleba Concôrdia, 85 km da cidade, foi também contemplada com 18 certidões administrativas. O Estado reconheceu o direito de posse das famílias que estão ocupando as terras há mais de 12 anos.

Participaram também do evento o presidente da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, vereador Nilton Bueno de Morães, o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, o secretário municipal de Educação de Várzea Grande, Elismar Bezerra, o secretário de Reforma Agrária e Meio Ambiente da Fetagri, Manoel Ferreira dos Santos, os diretores do Intermat, Nino D’Loreto e Antônio Eduardo Costa e Silva.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309598/visualizar/