Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Março de 2006 às 10:55
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Mais uma vez o Mutirão da Cidadania, instituído pelo Governo do Estado, atendeu o bairro Ouro Branco, em Várzea Grande. O evento foi realizado neste domingo (26.03), na fábrica de refrigerantes Marajá, onde foram totalizados 4.570 atendimentos. O primeiro mutirão no bairro Ouro Branco aconteceu em junho do ano passado. A ação é desenvolvida através das Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Em um único local, o evento reuniu diversos serviços públicos como emissão de documentos (identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho), atendimentos médicos e odontológicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras e orientações à comunidade, massagens terapêuticas, atividades recreativas, entre outros.

“Vim para tirar a segunda via da identidade. Cheguei a verificar o preço e teria que desembolsar R$ 40 para a emissão do documento. Esta foi a oportunidade para realizar o serviço de graça. Aproveitei também para cortar o cabelo sem pagar nada. Este evento é muito bom para os carentes. Eu mesma, cuido de quatro netos e tenho que contar cada centavo”, disse a dona-de-casa Arenil Martins dos Reis.

A estudante Alessandra Fernandes de Freitas, 21 anos, aproveitou o mutirão e passou gratuitamente por uma sessão de massoterapia. “Nunca tinha feito uma massagem na vida. Tenho dores freqüentes nas costas e muita tensão sobre os ombros. Trinta minutos de massagem foram suficientes para aliviar toda a dor”, contou.

Segundo a terapeuta olística, Adriana Castro Rocha, a massagem é muito procurada pelos usuários do mutirão, já que grande parte da população carente não tem acesso a este tipo de serviço. “É gratificante realizar este trabalho com pessoas que desconhecem os benefícios da massagem. Infelizmente, a população carente não pode pagar por este serviço e tem outras prioridades. Observamos que 98% das pessoas que procuram pela sala de massagem sentem dores fortes na coluna, devido à má postura”, afirmou.

Casamento Comunitário

O mutirão de Várzea Grande também realizou as inscrições para o casamento comunitário, que oficializará a união de dois mil casais em uma única cerimônia ecumênica, marcada para às 18h do dia 20 de maio, no Estádio Governador José Fragelli (Verdão).

Claudia Leite de Oliveira e José Aparecido Ferreira dos Santos aproveitaram o momento para se inscrever. “Estamos juntos há dois anos e sempre tivemos vontade de oficializar esta união. Moramos no bairro e ficou mais fácil se inscrever aqui, sem precisar se deslocar até o centro da cidade. Esses eventos do Estado demonstram a preocupação com a população que não tem acesso a diversos serviços por falta de recursos”, falou Claudia.

De acordo com o superintendente de Promoção à Cidadania da Setecs, Carlos Roberto, a realização das inscrições durante o mutirão foi para facilitar aos casais de Várzea Grande, interessados em participar do casamento comunitário. “As inscrições são feitas na antiga sede da Prosol, localizada em Cuiabá. Para vários moradores de Várzea Grande é difícil o acesso ao centro da Capital. Queremos a participação de todos e precisamos colaborar com isso”, justificou.

INTERIOR – A primeira caravana do mutirão para o interior do Estado atendeu a população de Alto Araguaia, Alto Garças, Ouro Branco, Itiquira e Rondonópolis. Nessas cinco localidades foram totalizados 14.705 atendimentos.

A ação emitiu na região 1.084 carteiras de identidade, 370 carteiras de trabalho, 478 títulos de eleitor, 592 CPFs e 1.457 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS)

A próxima caravana do Mutirão será no início de abril e atenderá a população de Vila Bela da Santíssima Trindade,





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309673/visualizar/