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Aula inaugural do Cefapro de Tangará reúne 200 professores
Cerca de 200 pessoas, entre professores, assessores pedagógicos e alunos assistiram, na noite da última sexta-feira (24.03), a aula inaugural do Centro de Formação e Atualização dos Professores (Cefapro) de Tangará da Serra (localizado a 240 km de Cuiabá). Os convidados do evento, que aconteceu no Centro Cultural do município, conferiram duas palestras, uma da secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e outra da secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie.
Em sua fala, Ana Carla, ressaltou algumas das ações da educação implantadas, em 2003, pela estratégia de governo Escola Atrativa, que agrupa quatro grandes programas e oito projetos. Ela citou dados sobre investimentos na alfabetização de adultos, compra de equipamentos como carteiras, pagamentos de direitos represados e investimentos em rede física.
Logo em seguida, a secretária falou sobre o histórico dos treze Cefapros que existem no Estado e frisou sobre o abandono que o atual governo os encontrou no início desta gestão. “A estrutura administrativa e pedagógica dos Cefapros, nunca havia sido legalizada. Essa ação foi feita pelo governador Blairo Maggi, em dezembro de 2005, com a criação da Lei número 8.405. Com isso, os Centros passaram a funcionar como unidades administrativas da Seduc, executora da política educacional do Estado”.
Conforme Ana Carla, os Cefapros garantem a formação descentralizada, pois a instituição formadora fica próxima do local de trabalho do professor, evitando que ele se afaste da sala de aula. “Cursos rápidos e fragmentados são substituídos por formação e atualização permanente dos profissionais da Educação”, observou a secretária, ao acrescentar que a formação dos trabalhadores da educação é prioridade do atual governo.
A secretária ainda listou os investimentos que o governo do Estado fez na área de formação continuada e inicial dos professores. “Mais de 17 mil professores já receberam algum tipo de formação continuada nos últimos três anos. Além disso, outros 1,5 mil estão fazendo curso superior bancados pela Seduc. Para essas duas ações, investimos em torno de 12 milhões. E, em 2006, vamos investir mais ainda”, observou.
Ao terminar sua fala, Ana Carla fez um apelo para que a família e a sociedade participem mais da vida escolar de seus filhos. “O artigo 205 da Constituição Federal diz claramente, que a educação é direito de todos, mas dever do Estado e da família, com a contribuição da sociedade. Queremos convidar a toda a comunidade escolar para que nos ajude na construção desta educação justa, gratuita e de qualidade”.
Qualidade de ensino
Já a secretária adjunta, professora Marta, falou sobre o perfil do professor-formador. “Formador de professores é aquele que ensina a alunos, desenvolve projetos de formação com docentes e conduzem investigações ou se envolvem em estudos relativos à educação profissional”.
Ao finalizar, Marta mostrou a importância da formação continuada e dos Cefapros para a melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso. “São espaços públicos de encontro e intercâmbio de idéias e aprendizagens. Constituem-se como propostas que visam criar serviços de orientação, informação, discussão, difusão de saberes teóricos e práticos, como forma de contribuir para a formação dos professores do Estado de Mato Grosso e conseqüentemente da melhoria da educação”.
Em sua fala, Ana Carla, ressaltou algumas das ações da educação implantadas, em 2003, pela estratégia de governo Escola Atrativa, que agrupa quatro grandes programas e oito projetos. Ela citou dados sobre investimentos na alfabetização de adultos, compra de equipamentos como carteiras, pagamentos de direitos represados e investimentos em rede física.
Logo em seguida, a secretária falou sobre o histórico dos treze Cefapros que existem no Estado e frisou sobre o abandono que o atual governo os encontrou no início desta gestão. “A estrutura administrativa e pedagógica dos Cefapros, nunca havia sido legalizada. Essa ação foi feita pelo governador Blairo Maggi, em dezembro de 2005, com a criação da Lei número 8.405. Com isso, os Centros passaram a funcionar como unidades administrativas da Seduc, executora da política educacional do Estado”.
Conforme Ana Carla, os Cefapros garantem a formação descentralizada, pois a instituição formadora fica próxima do local de trabalho do professor, evitando que ele se afaste da sala de aula. “Cursos rápidos e fragmentados são substituídos por formação e atualização permanente dos profissionais da Educação”, observou a secretária, ao acrescentar que a formação dos trabalhadores da educação é prioridade do atual governo.
A secretária ainda listou os investimentos que o governo do Estado fez na área de formação continuada e inicial dos professores. “Mais de 17 mil professores já receberam algum tipo de formação continuada nos últimos três anos. Além disso, outros 1,5 mil estão fazendo curso superior bancados pela Seduc. Para essas duas ações, investimos em torno de 12 milhões. E, em 2006, vamos investir mais ainda”, observou.
Ao terminar sua fala, Ana Carla fez um apelo para que a família e a sociedade participem mais da vida escolar de seus filhos. “O artigo 205 da Constituição Federal diz claramente, que a educação é direito de todos, mas dever do Estado e da família, com a contribuição da sociedade. Queremos convidar a toda a comunidade escolar para que nos ajude na construção desta educação justa, gratuita e de qualidade”.
Qualidade de ensino
Já a secretária adjunta, professora Marta, falou sobre o perfil do professor-formador. “Formador de professores é aquele que ensina a alunos, desenvolve projetos de formação com docentes e conduzem investigações ou se envolvem em estudos relativos à educação profissional”.
Ao finalizar, Marta mostrou a importância da formação continuada e dos Cefapros para a melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso. “São espaços públicos de encontro e intercâmbio de idéias e aprendizagens. Constituem-se como propostas que visam criar serviços de orientação, informação, discussão, difusão de saberes teóricos e práticos, como forma de contribuir para a formação dos professores do Estado de Mato Grosso e conseqüentemente da melhoria da educação”.
Fonte:
Assessoria/Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309676/visualizar/
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