Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 27 de Março de 2006 às 10:30

    Imprimir


O vice-presidente do deposto regime iraquiano de Saddam Hussein, Izzat Ibrahim Al-Douri, desaparecido desde a invasão do país e o qual era considerado morto, enviou uma mensagem gravada à rede de televisão "Al Jazira", que a exibiu hoje. Na gravação, Al-Douri pede aos chefes de Estado árabes e a seus ministros, que participam amanhã e depois da cúpula de Cartum, que "reconheçam a resistência iraquiana".

Al-Douri pede aos ministros uma "resolução clara e direta" para reconhecer "a resistência como o único representante legítimo do povo iraquiano", diz a mensagem, cuja autenticidade não pôde ser verificada.

A mensagem, exibida pela "Al Jazira" com uma fotografia do ex-vice-presidente como fundo, reproduz a voz que parece ser de um idoso.

O ex-número dois de Saddam também pede aos árabes que adotem "as decisões necessárias para apoiar o povo iraquiano, sua resistência valente e seu combate rumo à libertação", e que "boicotem o regime traidor" de Bagdá.

A emissora de TV não deixou claro se a mensagem contém mais frases ou se se limita a estes chamados aos árabes.

Al-Douri desapareceu do Iraque logo após a queda do regime, em abril de 2003, e, em novembro de 2005, um comunicado assinado pelo Partido Baath (na ilegalidade) anunciou sua morte, mas esta nunca pôde ser comprovada.

Se for confirmado que Al-Douri está vivo, ele será o único alto funcionário do regime de Saddam a estar em liberdade.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309681/visualizar/