­
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Março de 2006 às 09:10
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Nova Marilândia, MT – A implantação do Programa "Nossa Terra, Nossa Gente" no município de Nova Marilândia (392 km ao Médio-Norte de Cuiabá) começa a mudar a realidade de 50 famílias beneficiadas com terra e casas em duas vilas rurais implantadas na região. Na última sexta-feira (24.04), o governador Blairo Maggi e sua comitiva visitaram uma das vilas e conheceram a principal atividade agrícola desenvolvida no local: a cultura do acabaxi.

O cultivo de abacaxi com mudas adquiridas com preço 50% menor do valor do mercado, calcário e sementes de milho doados pelo Governo do Estado está melhorando a situação das famílias e dando um novo rumo para a economia do Médio-Norte.

Com pouco mais de dez meses, as 20 famílias assentadas na “Vila Nova”, descobriram que a mesma terra onde grandes pedras de diamante foram encontradas e que ainda hoje guarda resquícios da atividade garimpeira, pode dar outro tipo de riqueza com um pouco de incentivo governamental, vocação agrícola e principalmente vontade de trabalhar e gerar renda.

Na Vila Nova, Maggi e a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, acompanhados do presidente do Intermat, Jair Mariano, e do prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos, visitaram a propriedade da assentada, Francisca Rodrigues de Souza, casada, mãe de cinco filhos e há um ano vivendo na vila.

Francisca de Souza tem uma pequena área de três hectares onde planta 30 mil pés de abacaxi, mandioca, tem uma pequena horta e ainda cria algumas galinhas. “Aqui a esperança é melhorar para manter a despesa da gente. Por enquanto a gente só está investindo”, disse ela.

A agricultora afirma que a vida da família melhorou muito depois que retornou ao campo e surgiu a oportunidade de iniciar uma nova atividade agrícola. ”Melhorou muita coisa, porque aqui é tranqüilo. Queria ter um lugarzinho sossegado e aqui é sossegado”, completou. Para ela, a única coisa que falta para melhorar a vida da família é a água, que ainda não tem na propriedade, o que será resolvido com a construção de poços semi-artesianos.

O presidente do Intermat, Jair Mariano, assinalou que é uma grande alegria ver a recuperação de áreas que antes estavam degradadas pelo garimpo e hoje encontrou uma saída com cultura do abacaxi e a criação de frangos. “Isso me enche de orgulho: ver aqui um trabalho que alia recuperação de áreas degradadas, de área ambiental e uma nova situação econômica, na qual o Governo de Mato Grosso certamente está dando a sua contribuição para fazer desse município uma região produtiva, que se dá o luxo de atender pessoas de outras regiões que vem para cá”, disse Mariano.

Participaram também da comitiva do governador aos municípios do Médio-Norte os secretários de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti; de Cultura, João Carlos Vicente; de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste; de Educação, Ana Carla Muniz; o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart e ainda os deputados estaduais: presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, José Riva, Mauro Savi, Eliene Lima, José Carlos de Freitas e Chico Daltro.





Fonte: Assessoria/Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309726/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp