Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 18 de Janeiro de 2013 às 14:52

    Imprimir


Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação/Estadão ConteúdoDilma visita e "leva chuva" à cidade do interior do Piauí, mas visita a capital Teresina em dia de falha na rede elétrica

A presidente da República, Dilma Rousseff, esteve na cidade de São Julião, no interior do Piauí, e na capital do Estado, Teresina, nesta sexta-feira (18) e se deparou com um apagão de energia elétrica. A capital mais 32 cidades do Estado ficaram às escuras hoje, informou a Eletrobras Piauí (distribuidora que atende a região), da Chesf e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A falha foi causada por um defeito em um transformador da Chesf, do grupo Eletrobras. O defeito levou ao desligamento da subestação Teresina I, localizada na zona sul da capital, às 8h58 desta sexta-feira. A carga foi restabelecida às 9h40, segundo a Chesf.

Toda a capital Teresina foi afetada pelo desligamento, de acordo com a assessoria de imprensa da Eletrobras Piauí. O ONS informou por meio da assessoria de imprensa que ainda não tem informações detalhadas sobre o ocorrido, mas confirmou que a interrupção do fornecimento de energia atingiu a capital piauiense.

A Chesf disse, por meio de nota, que a empresa está apurando todas as causas da ocorrência que interrompeu a transmissão de energia elétrica.

Otimismo momentos antes

Antes de chegar em Teresina, Dilma esteve em São Julião (PI) e “trouxe chuva”. Depois de dois anos, a região voltou a receber uma precipitação coincidentemente no dia em que a presidente esteve na cidade. Foi a primeira vez que um presidente da República visitou a cidade.

Dilma recebeu os cumprimentos, foi paparicada e aclamada pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB). No discurso, no qual lembrou que há 35 anos a região - não o município - recebeu o presidente em exercício, Aureliano Chaves, o governador disse: “Nós amamos a presidente Dilma".

Já o prefeito de São Julião, José Neci (PT), se referiu a um segundo mandato da presidente por duas vezes na sua fala.

Sem entrar em detalhes, Dilma anunciou, ao discursar, a ampliação do Bolsa Estiagem e do Garantia Safra e destacou a educação como prioridade a ser perseguida. Dilma disse, ao citar a meta de alfabetização na idade certa, que é preciso “garantir a base”. Segundo ela, uma criança de oito anos tem de saber ler e interpretar um texto e fazer operações aritméticas.

Ao fazer um rápido balanço das mudanças no País e das ações adotadas para enfrentar a estiagem mais rigorosa dos últimos 40 anos, ela frisou que o Brasil tem várias riquezas, a exemplo do petróleo, que produz dinheiro, e que este dinheiro tem de ir para aquilo que vai garantir o horizonte de 2010 a 2030, com a melhoria da qualidade educacional.

— 2013 vai ser o ano em que vamos colher muitas coisas que plantamos e vamos plantar ainda mais do que iremos colher. Asseguro que 2013 será o ano em que vamos ter crescimento sério, sustentável e sistemático. Queremos que os brasileiros tenham emprego, cresçam, quero que a educação de qualidade cresça neste País.

A presidente também prometeu transformar o Piauí em uma das regiões mais desenvolvidas do País. Afirmou que o Mapito (Maranhão, o Piauí e o Tocantins) representam a nova fronteira de crescimento, assim como o Centro-Oeste há alguns anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30977/visualizar/