Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 27 de Março de 2006 às 08:00

    Imprimir


No ano passado, Mato Grosso foi o segundo Estado com maior número de focos de ferrugem asiática identificados pelo Consórcio Anti-Ferrugem, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), perdendo apenas para o Paraná. No Estado, foram identificados 29 municípios com focos da doença.

Para o engenheiro agrônomo Antônio Carlos Cecari Júnior, é preciso muita atenção às lavouras que entram na fase de enchimento de grão porque esta é a mais crítica para o aparecimento da doença.

“Os produtores devem estar prontos para aplicar fungicidas, se necessário”, exclama, lembrando que a ferrugem, se não controlada, pode reduzir drasticamente a produtividade das lavouras de soja e exterminar as plantações em sete dias.

Na safra 04/05, a ferrugem asiática esteve presente em quase todas as áreas de plantio de Primavera do Leste. E, este ano, atingiu 100% da lavoura, segundo levantamento do Sindicato Rural do município.

A ferrugem foi encontrada nos 500 mil hectares de área destinado ao cultivo de soja na Grande Primavera, que inclui ainda os municípios de Santo Antônio do Leste, Paranatinga e Poxoréo. Só em Primavera foram 260 mil hectares infestados pela ferrugem na atual safra.

Os produtores procuraram controlar a doença com aplicações de fungicidas e monitoramento constante das lavouras, porém todos tiveram perdas durante a colheita.

Com 2,8 mil hectares de soja plantados nos municípios de Primavera do Leste e Poxoréo, o sojicultor Márcio Vilela da Rocha constatou focos em todos os módulos plantados. Segundo ele, a pressão na sua lavoura foi menor devido à aplicação do fungicida logo no período da floração.

“Desde o ano passado venho trabalhando com aplicações preventivas. Na safra 03/04 administrei a ferrugem com o acompanhamento e monitoramento da lavoura. Em 04/05 o tratamento preventivo deu resultado e este ano mantive a estratégia para diminuir as perdas”,.

MUNICÍPIOS - No ano passado, os municípios que registraram maior incidência de ferrugem em Mato Grosso foram Primavera do Leste, Campo Verde, Pedra Preta, Poxoréo, Rondonópolis, Itiquira, Santa Carmem, Santo Antônio do Leste, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Guiratinga, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra e Tapurah.

Na safra passada, cidades localizadas ao Sul e Centro Leste da Capital, contabilizaram ainda perdas de produtividade em função da estiagem na região. Em algumas lavouras onde se colhida média de 50 sacas por hectare, houve produtor que colheu menos de 30 sacas. (MM)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309797/visualizar/