Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Março de 2006 às 10:59
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O nível do rio Cuiabá subiu 10 centímetros de ontem para hoje. A informação é do coordenador da Defesa Civil do município, Oscar Amélito. O rio subiu de 6,46 metros para 6,56m, isso devido a precipitação da noite passada nas bacias dos afluentes próximos à capital. No município de Rosário Oeste, onde está localizada a nascente do rio Cuiabá, o nível nas primeiras horas de hoje era de 5,99, o que significa que teve uma ligeira queda, com relação aos últimos três dias.

Oscar disse também que este aumento ainda é considerado tranqüilo e normal devido as chuvas que tem ocorrido. Além disso não tem chovido na região de Manso, o que permitiu que a Usina continue com uma vazão de 800 metros cúbicos. Mas a Defesa Civil vai se manter em alerta, porque ainda há previsão de chuvas em todo o estado.

O coordenador ressalta que a Prefeitura de Cuiabá já preparou o Ginásio da Lixeira para receber os possíveis desabrigados, caso as casas em locais de alerta sejam alagadas. Equipes de assistentes sociais, médicos e enfermeiros estão de plantão, quinhentas cestas básicas já estão disponíveis, cobertores, o local está abastecido com água potável, limpo e aguardando alguma solicitação de emergência.

Oscar afirmou ainda que a Secretaria de Infra-estrutura do Município disponibilizou 15 caminhões, sendo cada um deles com dez homens, para que em uma hora atenda os bairros que venham a ser atingidos com as cheias. “Estamos monitorando minuto a minuto, e informando as famílias ribeirinhas sobre a situação das chuvas e do nível dos rios e córregos”, disse.

A equipe de saúde já preparou kit’s de emergência, do plano de contingência de vigilância em saúde frente a inundações, contendo medicamentos e vacina de prevenção a leptospirose , hepatite agudas, doenças de diarréicas , tétano e doenças de transmissão. Agentes de saúde estão percorrendo os bairros que são atingidos por cheia durante período chuvoso, alertando para a prevenção de doenças.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309964/visualizar/