Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Março de 2006 às 08:11
Por: Silvana Ribas

    Imprimir


O município de Barão de Melgaço (128 km de Cuiabá) é o segundo a decretar situação de emergência em decorrência das chuvas que elevaram o nível do rio Cuiabá para 6,58 metros ontem às 17 horas. A régua marcou às 7 horas da manhã 6,54 metros. O rio subiu 12 centímetros em 48 horas e ontem à noite chovia forte na região.

O município de Santo Antônio de Leverger foi o primeiro a decretar a situação de emergência na terça-feira (21). Lá, o rio Cuiabá mediu 9,1 metros pela manhã caindo 1 centímetro ao final da tarde.

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado já está estruturada em Barão de Melgaço. O coordenador no município é Benedito Padilha Júnior. Segundo ele, a resistência dos moradores em deixarem as casas tem sido o maior problema enfrentado. Localidades isoladas como Boca das Conchas, Conchas, Porto Emiliano, Curutuba, Paraim, já estão com praticamente todas as casas inundadas.

"Mas as famílias acabam se abrigando em casas de vizinhos, esperando o nível do rio baixar", diz o coordenador.

Hoje será deslocada até Barão uma equipe de médicos da Secretaria Estadual de Saúde para dar atendimento preventivo às famílias.

Em Santo Antônio, o prefeito em exercício, Lioniê Vitório (PTB) disse que deve ter em mãos um relatório completo sobre o número de desabrigados e o montante dos prejuízos decorrentes das chuvas que elevaram o nível do rio Cuiabá na segunda-feira (27).

As localidades de Praia do Poço, Barranco Alto, Barra do Aricá, São José da Boa Vista, Rebojo, São Miguel e Valo Verde já foram supervisionadas. Os médicos que integram a equipe da Defesa Civil já fizeram 153 atendimentos a moradores e hoje devem continuar o trabalho preventivo em outras localidades, diz Vitório.

Dos 15 mil habitantes do município, cerca de 7 mil residem nas localidades ribeirinhas que já estão alagadas. Além da enchente do rio Cuiabá, a preocupação está em outros rios que banham o município, como o Cuiabá Mirim, Mutum e os córregos do Aricá, Bambá, entre outros.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que continue chovendo entre sábado e segunda-feira, em todo o Estado.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310062/visualizar/