Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 25 de Março de 2006 às 07:27

    Imprimir


A consolidação do processo de integração sul-americana passa pela aproximação com vários países do continente. “Temos constatado isso em todas as viagens que realizamos até agora pela América do Sul. Não há como fazermos a integração sem a interligação e a consolidação das trocas comerciais de produtos regionais”, lembra o coordenador do Conselho de Integração Internacional da Federação das Indústrias (Fiemt), Serafim Carvalho Melo.

Ele vê a necessidade de maior aproximação entre o Brasil e os governos regionais dos Departamentos de Santa Cruz de la Sierra, Cochabama, La Paz e Oruro, na Bolívia, os governos de Puno, Arequipa, Moquegua e Táca (Sul do Peru) e Arica e Iquique, no Norte do Chile.

“Precisamos promover o comércio intra (sic) regional. A saída para o Pacífico é uma conseqüência natural da consolidação deste intercâmbio”, lembra ele, que também é autor de vários trabalhos sobre a integração sul-americana, entre eles o livro “Mato Grosso no Centro-Oeste Sul-americano”.

Melo lembra que a integração deve ser analisada dentro de um conceito mais amplo de “solidariedade entre os povos”, respaldado pela ética e pela moral, “sem a exploração de um país sobre o outro”.(MM)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310094/visualizar/