Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 24 de Março de 2006 às 21:33

    Imprimir


Líderes da União Européia reduziram apoio à proposta do órgão executivo do bloco de países para a criação do Instituto Europeu de Tecnologia. A idéia do centro tem como objetivo reduzir a diferença de volume de investimentos em pesquisa entre a região e os Estados Unidos. Ao final de uma reunião de dois dias, os líderes europeus não se comprometeram em adotar a proposta e pediram à Comissão Européia mais detalhes sobre o assunto.

O presidente da comissão, José Manuel Barroso, informou que deverá apresentar propostas mais detalhadas para a criação do centro na próxima reunião de líderes, marcada para junho. "É realmente encorajador. Mostra a visão européia sobre o conhecimento", disse Barroso, minimizando a falta de apoio à idéia.

A Áustria, que detém a presidência da União Européia, informou que houve consenso entre os países membros do bloco de que qualquer instituto deveria ser baseado em uma rede de atuais centros de pesquisa em vez de ser concentrado em um novo local. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da União Européia corresponderam a apenas 1,9% do Produto Interno Bruto do bloco em 2004, comparado com 2,6% dos Estados Unidos e 3,2% do Japão em 2003.

Alguns países da UE, como a Irlanda, ainda insistem na criação de um instituto centralizado de pesquisa nos moldes do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310141/visualizar/