Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Março de 2006 às 14:57

    Imprimir


Pela primeira vez na história, o governo de Mato Groso vai fomentar o ordenamento da renovação de frota do serviço de moto-táxi da Baixada Cuiabana. O primeiro passo foi dado nesta sexta-feira (24/03), em reunião do presidente da Agência de Fomento do Estado, Éder de Moraes Dias, com os presidentes do Sindicato dos Moto-Taxistas da Capital, Vilson Neves, e da Associação dos Moto-Taxistas de Mato Grosso, Isaías Sara, além de líderes da categoria.

Na próxima quinta-feira (31/04), o assessor jurídico da MT Fomento, advogado Paulo César dos Santos Leite, se reúne com dois representantes de cada entidade para definir a minuta das adequações a serem inseridas em projeto de lei do deputado José Geraldo Riva (PP), primeiro secretário da Assembléia Legislativa.

A expectativa é de que até maio tenha início o financiamento de novas motos, após o projeto ser aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador Blairo Maggi. "Estamos dando o ponta-pé inicial, por determinação do governador, para franquear o acesso dos profissionais do segmento ao crédito para aquisição de novas motos", argumenta Moraes Dias.

Antes de se reunir com os dirigentes dos moto-taxistas, o dirigente da MT Fomento teve o cuidado de consultar a assessoria jurídica e o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Bodenar. "Para o taxistas, é importante que o moto-táxi esteja regularizado", observa Bodenar.

Vilson Neves sugeriu que, vencida a etapa burocrática, a MT Fomento analise o financiamento do kit completo do profissional, além da moto (capacete, jaleco e a pintura). "Seria uma conquista importante para todos os que labutam no ramo", observa Vilson.

Para Isaías Sara, o importante é facilitar o acesso ao crédito para os moto-taxistas. "É vitória de anos de luta para uma categoria sofrida, que trabalha de sol a sol, sem reconhecimento", justifica Sara.

Contudo, o presidente da MT Fomento advertiu às entidades para a necessidade de separar o joio do trigo. "São os senhores (Sindicado e Associação) que conhecem a realidade da categoria", completa Éder.

Moraes Dias lembra que, no início do mês, ao lado de Blairo Maggi, entregou cerca de 200 novas motos, em Rondonópolis, financiadas pela Agência de Fomento. "Agora, vamos fazer isso na Grande Cuiabá", resume ele.

Para os feirantes da Baixada Cuaibana, a MT Fomento já cedeu R$ 1,4 milhão em micro-crédito. E, para os camelôs, agora organizados em cooperativa, foram liberados mais de R$ 700 mil, permitindo a importação, no atacado, totalmente legalizada, tirando o segmento da clandestinidade.

Também participaram da reunião os diretores de Desenvolvimento e Projetos da MT Fomento, Jair Marques; de Operações, Arcleidy Dias Pereira; e Paulo César dos Santos Leite; o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza; o presidente da União das Feiras de Cuiabá (UFBA), Pedro Albuquerque; o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Bodenar; o presidente da Associação dos Moradores do Jardim 1º de Março e coordenador da Regional Norte da Ucamb, José Monteiro de Farias; o presidente da Associação dos Moradores do Jardim das Aroeiras e secretário geral da Ucamb, Moacy Carvalho Jota Alves; e o líder dos moto-taxistas Elená Velasco 'Manteiga'.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310224/visualizar/