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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Janeiro de 2013 às 23:31

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Capacitado para atender acidentes de trânsito em casos em que não haja vítimas nem o envolvimento de veículos oficiais, o Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Poder Judiciário de Mato Grosso, que voltou a funcionar em abril de 2011, registrou um crescimento de 566,66% no número de atendimentos em ocorrências de trânsito entre os anos de 2011 e 2012. Nesse período, também aumentou em 488,61% o número de acordos entre as partes, ou seja, com a intermediação de conciliadores do SAI os motoristas envolvidos nos acidentes acabaram entrando num consenso, o que evita novos processos para aumentar a morosidade do Judiciário. Esse aumento no atendimento foi possível em virtude do reforço de 3 novas vans, entregues no dia 3 de maio do ano passado para atender a demanda de Cuiabá e Várzea Grande.

Conforme o TJMT, a média anual de acordos no ano passado atingiu 82,2% dos casos, considerada excelente pelos gestores responsáveis pelo serviço. As estatísticas do ano também identificaram os locais de maior incidência de acidentes e, consequentemente apontam atitudes que podem ser adotadas a fim de se evitá-los. Em Cuiabá, as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça (CPA) lideram como os locais com maior número de registros de acidentes em Cuiabá. As avenidas São Sebastião e Carmindo de Campos, também na Capital, tiveram aumento nos registros, possivelmente em decorrência das obras da Copa do Mundo, por estarem sendo mais utilizadas como desvios.

Os horários em que ocorrem os abalroamentos seguem a seguinte ordem: 15h e 16h, 13h e 14h e 19h e 20h. “São as vias mais utilizadas, aquelas usadas como desvios e os horários de entrada e saída de serviço e escolas, além do fim do horário bancário. A maioria dos acidentes é de colisão traseira e cerca de 90% dos envolvidos assumem o descuido como principal causa. De conhecimento destes dados acreditamos que o motorista terá melhores condições de evitar uma batida”, disse a conciliadora do SAI Fernanda Moreira Rondon.

 

Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá) também é contemplado pelo SAI que também entregou no ano passado 2 vans para o município que é o terceiro maior do Estado em contingente populacional.

O serviço que é prestado por uma equipe do Poder Judiciário Estadual, formada por um motorista, um conciliador e um oficial escrevente, tem por objetivo solucionar conflitos resultantes de acidentes de trânsito com danos materiais e pode ser acessado por qualquer cidadão. A equipe se desloca para o local do acidente em vans equipadas com uma mini sala de audiência e com acessibilidade para cadeirantes. Com a mediação do conciliador, as partes podem entrar em acordo, que é encaminhado virtualmente para um juiz do Juizado Especial Cível, para homologação.

 

 
Coordenador do serviço, o juiz Mário Roberto Kono de Oliveira destacou o investimento físico e humano e a divulgação como primordiais para os excelentes resultados. “Tivemos o implemento na estrutura com três novas vans. Aumentamos o número de servidores que tiveram capacitação em mediação e conciliação, estão muito mais preparados para este tipo de ação. Isso tudo gera o interesse profissional destes servidores, que trabalham mais motivados. A divulgação dos nossos serviços, tornando-os mais conhecidos pelo jurisdicionados, também é um fator de sucesso. Nosso objetivo é cada vez mais atender melhor o usuário do SAI”, afirmou o magistrado.

 

Os acidentes que não são registrados geram o termo de ocorrência, que pode suscitar o acionamento da Justiça. “Não deixamos de atender nenhum caso. Com melhores condições conseguimos atender mais rapidamente os chamados e isso repercute na confiabilidade do SAI perante o usuário. Hoje nossa média varia entre 27 e 35 minutos por atendimento”, revelou a conciliadora Fernanda Rondon, apontando que o número de atendimentos neste mês de janeiro já ultrapassa os 30.

Os telefones para atendimentos em Cuiabá e Várzea Grande são (65) 9982-8282 e (65) 9982-8383. Atualmente há 3 equipes compostas por motoristas e conciliadores. O período de atendimento é entre 6h e 21h, de segunda a sexta-feira. Em casos que envolvam feridos e carros oficiais o 190 da Polícia Militar deve ser acionado, informa o Tribunal de Justiça. (Com Assessoria)





Fonte: Do GD

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