Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Janeiro de 2013 às 20:36
Por: Gabriela Galvão

    Imprimir


Jonathan Dourado/RDNews
Alan Zanatta, novo secretário da Sicme
Alan Zanatta, novo secretário da Sicme
   Dez dias após assumir a secretaria estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta expôs os números da Balança Comercial do Estado. Sem esconder o otimismo de quem acaba de entrar no Executivo, o empresário comemorou os 24,9% de crescimento nas exportações mato-grossenses quando comparado os anos de 2011 e 2012. Apenas em dezembro do ano passado, o processo injetou U$ 968 milhões na economia.

 

   As importações, no entanto, se mantiveram estagnadas, o que resultou num crescimento de 19,04% na Balança. Para Zanatta, que assumiu a cadeira em substituição a Pedro Nadaf, o crescimento é reflexo da força do agronegócio no Estado. “O nosso produto que mais conquistou o mercado internacional foi a soja, que gerou um lucro de 5,5 bilhões de dólares no ano passado”, lembra.

   Outro ponto destacado pelo novo secretário foi o fato de Mato Grosso ter sido o campeão do Centro-Oeste em exportações. Segundo ele, o Estado ficou com 54% da fatia, enquanto Goiás exportou 28% e Mato Grosso do Sul, 17%. “Os números foram alavancados devido à quebra de safra nos Estados Unidos. A China começou a procurar novos mercados e no ano passado foi o nosso maior comprador. Os chineses investiram 4,3 bilhões de dólares no Estado”.

   A fim de impulsionar ainda mais a economia mato-grossense, cujo PIB cresceu quatro vezes acima da média nacional, Zanatta afirmou que no início de fevereiro vai visitar cidades do interior para conhecer a realidade e necessidade das empresas. A peregrinação vai começar pelo frigorífico JBS em Várzea Grande, que está com a planta desativada.

   “Depois das visitas vamos procurar as Câmaras de Comércio Exterior, apresentar o plano de incentivo criado por Nadaf e tentar atrair novas indústrias para o Estado. Desde fraldas, à têxtil e de agrotóxicos, que hoje não temos nenhuma. Com isso vamos gerar empregos e riquezas”, pontuou o secretário.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31063/visualizar/