Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 22 de Março de 2006 às 17:05

    Imprimir


A Orquestra de Sopros do Projeto Ciranda, de Cuiabá, foi escolhida para representar o Estado de Mato Grosso dentre as atrações que se apresentarão na TEIA, Mostra de Cultura do Brasil e Economia Solidária, que será realizada em São Paulo , no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, entre os dias seis e nove de abril. A TEIA é também o encontro nacional dos Pontos de Cultura, projeto culturais e sociais escolhidos pelo Ministério da Cultura em 2004 para integrarem o Programa Cultura Viva.

Para muitos dos 30 componentes da Orquestra, a viagem é um sonho. “Ah, não dá nem para acreditar que vou viajar para São Paulo, ainda mais para tocar. Parece brincadeira”, admira-se Wender de Miranda Couto, 15 anos, aluno de percussão do Projeto. Ele acredita que a apresentação em São Paulo vai coroar um trabalho árduo de três anos, quando começou a estudar música com o professor Sandro Souza. “Estou me sentindo realizado. Quando voltar para cá, as pessoas vão gostar de mim ainda mais”, afirma.

Jocimar Nunes da Silva, 18 anos, também aluno de percussão, está ansioso para a estréia na capital paulista. “Vai ser uma experiência muito boa, mas de grande responsabilidade”, avalia.

O Projeto Ciranda é um dos cerca de 300 Pontos de Cultura do Ministério da Cultura espalhados por todo o Brasil que a TEIA vai reunir pela primeira vez, como num grande palco onde a troca de experiências será o tema principal. Além disso, a organização da mostra convidou fundações e departamentos de responsabilidade social de empresas para que conheçam as diversas iniciativas em todo o país. Desse contato poderão ser estabelecidos novos vínculos e parcerias.

Para o coordenador pedagógico do Projeto Ciranda, Murilo Alves Pereira, a participação na TEIA é uma oportunidade de mostrar um trabalho sério para todo o Brasil. Quanto à apresentação da Orquestra de Sopros (composta por instrumentos de madeira e metal como flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trompa, trombone e percussão), Murilo acredita que é um grande passo para o amadurecimento de seus componentes. “Caminhamos para o segundo ano de atividades com esses adolescentes e a viagem vai consolidar o trabalho”, afirma, ressaltando que é a primeira vez que a orquestra vai tocar em outro Estado. De acordo com Murilo, a experiência é vista pelos integrantes da orquestra com muita consciência. Todo aluno do Projeto Ciranda sabe que está inserido num contexto de crescimento, que todo ensaio visa o aperfeiçoamento e que o trabalho caminha para grandes realizações. “Para eles, é festa e alegria. Para nós é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, um orgulho”, conclui.

Logo após o retorno da Orquestra a Cuiabá, serão iniciados os concertos da Temporada 2006 do grupo que promete balançar o meio musical. Serão quatro solistas convidados de renome internacional que além de apresentarem-se com a Orquestra, ministrarão masterclasses gratuitas para os interessados. O convidado de abril é o clarinetista e saxofonista Sérgio Galvão do Rio de Janeiro, considerado uma dos grandes instrumentistas da atualidade. Para mais informações, visite o site do Projeto Ciranda: www.projetociranda.org.br .

O Projeto Ciranda – Música e Cidadania é uma organização sem fins lucrativos que se mantêm e desenvolve projetos com o apoio dos seguintes parceiros: Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETEC) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP); Governo Federal através do Ministério da Cultura e Ministério do Trabalho e Emprego; das empresas Mutum Agropecuária, Modelo IGA, City Lar, Tauro Motors Mitsubishi, Floresteca, Rühling Consultoria Corporativa, Mix Comunicação e Furnas Centrais Elétricas; e das instituições COEP/MT e Unesco.





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310697/visualizar/