Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Março de 2006 às 08:29
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


RONDONÓPOLIS, MT – A primeira caravana do Mutirão da Cidadania de 2006 encerrou suas atividades pelo interior do Estado atendendo o Município de Rondonópolis. A ação aconteceu nesta terça-feira (21.03), das 08h às 16h, na Escola Estadual Amélia de Oliveira Silva. O evento é coordenado através das Secretarias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com INSS.

Depois de atender a população de Alto Araguaia, Alto Garças, Ouro Branco e Itiquira, foi a vez da comunidade de Rondonópolis ser beneficiada com diversos serviços públicos: emissão de documentos (carteiras de identidade e trabalho, CPF e título de eleitor), corte de cabelo, atendimento médico e odontológico, orientações sobre direitos do consumidor, palestras educativas, atividades recreativas e culturais, entre outros.

“Aproveitei a oportunidade para tirar a segunda via de minha carteira de identidade, já que a primeira via foi extraviada. Não tinha emitido o documento até agora por causa do preço. Estou desempregada e não posso pagar pelo serviço, que custa caro. O Mutirão da Cidadania é uma das melhores ações do Governo do Estado e beneficia muitos carentes”, disse a doméstica Ana Maria Bessa, 49 anos.

A dona-de-casa, Marina Dias Covatti, 53 anos, levou a família ao evento e economizou o que gastaria com salão de beleza. “Cortamos cabelo, fizemos o cartão SUS e ainda fiz pé e mão. Economizei R$ 15, preço que pago para ir a uma manicure”, contou.

Para o estudante Wesley Alexandre da Silva, 16 anos, o mutirão trouxe facilidades. “Como sou portador de deficiência física, fica difícil me locomover até o centro da cidade para tirar meus documentos pessoais. Aproveitei a ocasião para fazer minha carteira de trabalho e o título de eleitor. Trouxe também meus irmãos e cortamos o cabelo”, falou.

De acordo com a coordenadora do Mutirão da Cidadania, Lilita Rodrigues, esta foi somente a primeira de outras caravanas do mutirão que virão no decorrer do ano. “Foi muito produtivo este nosso primeiro trabalho em 2006, quando atendemos cinco Municípios de uma só vez. Já em abril, iniciamos uma segunda caravana, que passará por outras cidades como Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. O objetivo do projeto é levar cidadania a toda população mato-grossense”, afirmou.

Polícia Militar

A ação ainda contou com a parceria da Polícia Militar de Rondonópolis, que aproveitou o mutirão para reforçar o projeto “Polícia Comunitária Solidária”, no qual o comando disponibilizará um espaço para o desenvolvimento diário e integral de diversas atividades com a população local como inclusão digital, biblioteca, educação de jovens e adultos, entre outros.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310872/visualizar/