Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 21 de Março de 2006 às 19:44

    Imprimir


Uma associação batizada "Cartão Vermelho" destinada a lutar contra o racismo no esporte na Espanha foi inaugurada nesta terça-feira em Barcelona, em um momento em que o governo espanhol acaba de aprovar uma série de medidas para reprimir incidentes recorrentes nos estádios.

O presidente de "Cartão Vermelho Internacional", o britânico Roddy McNulty, comparou os incidentes racistas atuais nos estádios espanhóis à situação que existia há 15 anos na Grã-Bretanha.

"Cartão Vermelho Espanha", inaugurada por ocasião do dia mundial contra o racismo, vai mobilizar clubes e atletas contra esse fenômeno e conduzir ações legais para garantir o respeito das minorias no esporte.

O presidente da associação, Carlos Ferreira Nuñez, informou que pedirá "o fechamento imediato dos estádios onde se escutam cantos racistas".

Os jogadores negros são constantemente alvos de gritos racistas de torcedores na Espanha. Há algumas semanas, o atacante camaronês, Samuel Eto'o, do Barcelona, ameaçou deixar o campo ao ser alvo de gritos racistas de torcedores do Zaragoza.

O artilheiro pediu então "sanções exemplares", e considerou insuficiente a multa de 9 mil euros ao Zaragoza pela Federação Espanhola.

O governo espanhol aprovou na sexta-feira passada um projeto de lei destinado a combater o racismo no esporte, prevendo sanções reforçadas e registros de torcedores extremistas.

Na quinta-feira, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) aprovou novas medidas disciplinares contra o racismo, como a retirada de pontos para os clubes.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310937/visualizar/